Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 404/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 14/08/2018

A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue, solicitando, também, que seja enviada cópia a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para que responda os questionamentos referentes às escolas estaduais do Município.

  1. O Município desenvolve alguma ação  específica sobre violência dentro e no entorno das escolas Municipais?
  2. Caso positivo, quais foram as atividades desenvolvidas neste ano?
  3. Existe algum tipo de acompanhamento psicológico específico a uma criança que presenciou uma agressão em âmbito escolar; ou mesmo, de algum familiar seu? 
  4. Dentro do ambiente escolar, quais os procedimentos tomados quando constatado que uma criança está necessitando de atenção especial, por ter presenciado um ato de violência?

Justificativa:

Entendemos que é preciso estar atento aos casos de violência registrados no espaço escolar, bem como ao impacto que a exposição a esta violência pode provocar no desenvolvimento dos estudantes.

Estar exposto à violência pode provocar consequências diversas no desenvolvimento saudável dos adolescentes. A violência provoca prejuízo nas relações sociais, na qualidade de vida e provoca sofrimento. Ser vítima de violência na escola (não somente a violência física) tem sido associado a transtornos como automutilação, comportamento violento e sintomas psicóticos.

A violência é considerada um problema de saúde pública já que há estimativas de que aproximadamente 1,6 milhões de pessoas em todo mundo morrem em decorrência da violência, a cada ano. Algumas características sociais e individuais tornam algumas pessoas mais suscetíveis à exposição e vitimização a diferentes formas de violência em variados contextos. Estudo realizado com adolescentes de escolas de diferentes regiões do país demonstrou que os adolescentes são as maiores vítimas da exposição à violência tanto intrafamiliar quanto extrafamiliar quando comparados com adultos. Do grupo estudado, 90,2% dos adolescentes relataram ter sofrido pelo menos um episódio de violência comunitária e 91,6% afirmou ter sido exposto indiretamente a ao menos um episódio de violência.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 02/08/2018 ás 17:20:33.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação aa440edc9fa9d3b0fd4d1b9b98133482.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 57524.

Adendo proposto por Ver. Bosco
Requer que seja encaminhado para o Ministério Público

14/08/2018

Aprovado com Adendo por unanimidade
14/08/2018