Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 394/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 07/08/2018

A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue, solicitando, também, que seja enviada cópia a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para que responda os questionamentos 2, 3 e 4 referente as escolas estaduais do Município.

  1. Em Guaíba, além das atividades do Setembro Amarelo, temos alguma ação específica de prevenção ao suicídio na adolescência?
  2. Como as escolas municipais desenvolvem atividades sobre valorização a vida e de prevenção ao suicídio?
  3. Quais os procedimentos quando percebido que algum estudante apresenta sinais de que está prestes a cometer o suicídio?
  4. Existe a possibilidade de estudantes da rede municipal terem encaminhamento e acompanhamento diretamente ao CAPS do Município?
  5. Em 2018, quantos casos já foram registrados no Município?
  6. Dos atendimentos no CAPS, qual o percentual que envolve a tentativa de suicídio?

Justificativa:

A depressão é uma das principais causas do suicídio na adolescência. O jovem deprimido prefere ficar sozinho do que sair com os amigos e sentimentos como tristeza e solidão favorecem a pensamentos e planejamento do suicídio. Temos, em Guaíba, diversos casos sendo noticiados, o que nos leva a entender que o tema tem de ser amplamente debatido por nossa sociedade. No ambiente escolar é que são percebidos os primeiros sinais de depressão, por isso, a importância de atividades e ações de prevenção e de valorização a vida.

Dados apontam que o suicídio é um problema de saúde pública. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. E para que isso aconteça, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta, o que nos leva a apresentar este requerimento, questionando as ações que o Executivo realiza tanto no caráter preventivo, como o acompanhamento psicológico, quando necessário.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 02/08/2018 ás 17:17:14.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 547da323f9c069433be8e71441ba6225.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 57519.