Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 367/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 10/07/2018

O vereador que abaixo subscreve, requer a Mesa Diretora que, após tramites regimentais sejam solicitadas informações ao Executivo Municipal para que através da secretaria competente respondam o que segue.

O Executivo Municipal tem efetuado algum projeto de prevenção a toxicodependência e exploração sexual?

  

Justificativa:

O consumo de drogas no Brasil vem crescendo nos últimos anos, segundo informa o relatório anual do Escritório da Organização das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), além do consumo de drogas outro mal que vem crescendo é o crime de abuso sexual.

O Disque 100 - principal meio para comunicar violações de direitos humanos no país - recebeu mais de 140 mil denúncias no último ano, e entre os tipos de violação está à violência sexual, com 20.330 casos denunciados.

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 84 municípios brasileiros com mais de 100 mil pessoas, estima que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia.

Também em 2016 o serviço do Governo Federal registrou mais de 17 mil casos em todo o Brasil, apesar de elevados, esses índices representam uma pequena parcela da realidade que chega ao conhecimento das autoridades, pois não existem estatísticas fieis da dimensão exata do problema.

É preciso que as autoridades fortaleçam as redes locais de proteção principalmente às crianças contra as drogas e contra o abuso sexual e que a sociedade esteja mais atenta a estes problemas que infelizmente estão aumentando, sabemos que alguns trabalhos de prevenção já existem em nossa cidade, mas acreditamos que ainda há muito para fazer, há diversos programas bem interessantes e que estão tendo bons resultados em outros lugares e que podemos tomar como exemplo para o nosso município.

Por serem assuntos de grande preocupação busco estas informações para acompanhar o que esta sendo feito para nossa população.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 05/07/2018 ás 15:17:58.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8a76bf852c0b25195f6d82982181aa9c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 56860.

Adendo proposto por Ver. Jonas Xavier
Requer saber a Secretaria responsável e o valor investido na prevenção desses problemas

10/07/2018

Aprovado com Adendo por unanimidade
10/07/2018