Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 314/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 19/06/2018

O vereador que abaixo subscreve, requer a Mesa Diretora que, após os trâmites regimentais, faça uma Sessão Solene com a entrega de uma placa para homenagear o Município de ELDORADO DO SUL pelos seus 30 anos de emancipação.

Justificativa

O município de Eldorado do Sul nasceu na metade do século XVIII. O território onde esta situado foi inicialmente ocupado por estancieiros açorianos pertencentes ao grupo pioneira de Jerônimo de Ornellas.

A partir de 1930, a região a margem direta do Rio Guaíba passou a servir de balneário turístico a população de Porto Alegre e de porto para os barcos que vinham para a capital como meio de transporte. Por volta de 1960, a área passou a ser habitada por colonizadores de origem alemã que deram a localidade o nome de Balneário Sans Souci.

 O crescimento populacional nessas regiões foi intenso na década de 70 e no inicio da década de 80. Após anos de reivindicações em 1985 começaram os trabalhos oficiais de emancipação da cidade, que buscavam a melhoria das condições e o desenvolvimento urbano para os bairros Medianeira, Itaí, Bom Retiro e Guaíba Country Club.  Após anos de mobilização, o trabalho de conquista de emancipação foi recompensado com desmembramento destas áreas do Município de Guaíba. Em 8 de Junho de 1988 é criado o Município de Eldorado do Sul.  

O nome escolhido para a região emancipada, “Eldorado”, é de origem espanhola e significa “Terra do Ouro” país imaginário que se dizia existir na America Meridional, lugar pródigo em delicias e riquezas.

Acredito que o Município de Eldorado do Sul ao longo do tempo vem se destacando positivamente com o desenvolvimento do seu polo industrial junto à rodovia BR 116, gerando emprego para comunidade local e Região Metropolitana, e para que esta proposição seja aprovada conto com ilustres pares desta casa.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 13/06/2018 ás 14:11:27.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d5f9cc6b0203adcb49654219923df614.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 55578.