Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 213/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. João Collares PDT 08/05/2018

Senhor Presidente,

O Vereador Dr João Collares, por meio do presente, calcado no artigo 115 do Regimento Interno desta Egrégia Casa, visa obter informações do Executivo Municipal.

Venho por meio deste requerer o que segue, a respeito de processo Licitatório realizado através do Pregão Eletrônico nº 170/2017, tendo sido contratadas algumas empresas para a prestação de serviços de Manutenção Predial, Portaria, Recepção e Serviços Gerais.

1. Por que não consta no Portal da Transparência do Município o Edital de Licitação de Pregão Eletrônico 170/2017? (Conforme verifica-se em: http://www.guaiba.rs.gov.br/secretaria-de-administracao-e-recursos-humanos/secretaria-da-fazenda/diretoria-de-compras-licitacoes-e-contratos/editais-de-licitacoes/pregao-eletronico)

2. Quais as empresas que participaram do certame?

3. Cópia da documentação obrigatória, nos moldes da Lei 8.666/93, relativas ao certame.

4. Onde está sendo utilizada a mão-de-obra das empresas contratadas?

5. Lista dos funcionários que foram contratados para as terceirizadas, bem como, caso já tenha ocorrido, os que foram demitidos. 

Justificativa:

É fundamental a transparência no que se refere a estas contratadas, como um elemento de proteção do erário, devendo sempre observar a Lei 8.666/93 – Lei de Licitações.

Não obstante, a Lei Federal 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação, no que tange à aplicação de verba pública prevê o acesso total à informação nas contratações via licitação, dispensa e/ou de qualquer outra origem de liberação de ordens de pagamentos.

O compromisso com a transparência do erário e em função de apontamento do Observatório Social, no ano de 2017, a cidade de Guaíba teve mais de 5% de sua arrecadação anual despendida em contratações de empresas mediante a utilização de contratos emergenciais, que, em muitos casos, ultrapassaram o prazo de 180 dias previsto em lei, onde citamos por exemplo, as empresa BRP SOLUÇÕES CORPORATIVAS, inscrita sob CNPJ 00.430.353/0001-21SAUDEX SISTEMA DE SAÚDE INTEGRADOS, inscrita sob o CNPJ 12.919.878/0001-04OPUS FISIOTERAPIA E SERVIÇOS EM SAÚDE, inscrita sob o CNPJ 23.937.058/0001-61CLÍNICA MÉDICA SERRANO LTDA, inscrita sob o CNPJ 09.439.623/0001-30 , ELETRO INDUSTRIAL NN LTDA, inscrita sob o CNPJ 94.003/0001-13.    

Portanto, para fins de fiscalização e transparência, convido os pares desta augusta Casa a aprovarem o presente requerimento, bem como a brevidade do executivo na resposta do mesmo.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
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Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
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Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por FABRICIO AUGUSTO SANTOS CARVALHO em 03/05/2018 ás 16:43:44.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 60333d0fae80e9125704b621b9d59000.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 53258.

Adendo proposto por Ver Miguel Crizel
Requer que o portal de transparência seja atualizado com todas as licitações realizadas em 2017 e 2018 e que estas sejam lançadas no portal LICITACON, todas as licitações e contratos emergenciais.

10/05/2018

Adendo proposto por Cláudia Jardim
Requer que cópia dessa documentação seja enviada ao Ministério Público

10/05/2018

Aprovado com Adendo por unanimidade
10/05/2018