Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 277/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 05/06/2018

A Vereadora que este subscreve, requer à Mesa Diretora a concessão de uma Homenagem, por meio de uma Sessão Solene e entrega de placa alusiva para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Berbigier, pelo aniversário de 50 anos e aos bons serviços prestados a Educação do Município de Guaíba.

Justificativa

A presente homenagem é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa em valorizar todo o empenho e dedicação deste educandário, fundada em 1º de março de 1968, com o nome de Escola Municipal Alvorada. Em 1975, eleva-se a categoria de Grupo Escolar Darcy Berbigier. Em 1976, a escola foi destruída totalmente por um violento incêndio. As chamas irromperam, pouco antes do meio dia, e rapidamente reduziram às cinzas os dois pavilhões da escola.

Em 1979, a partir do decreto número 269 da nova redação do Artigo 1° do Decreto de número 118, passou a chamar-se Escola Municipal Darcy Berbigier, oferecendo turmas de 1° à 4° série. Nesta data, a diretora era a professora Dalja de Ávila.

A Escola conta atualmente com 430 alunos e um quadro de 35 professores, 4 agentes educacionais e  7 funcionários.

Possui turmas de Educação Infantil de 4 e 5 anos e Ensino Fundamental de 9 anos (1º ao 9º ano), sendo 17 turmas, nos turnos manhã e tarde.

A Escola Darcy Berbigier comemorou no dia 1° de março 50 anos de trabalho à educação de Guaíba, e tem por filosofia a construção do conhecimento através da participação, comprometimento e consciência crítica, baseada nos valores essenciais para a vida.

Na construção da história da E.M.E.F. Darcy Berbigier, muitas pessoas por aqui passaram e muitos hão de vir, cada um deixando um pouco de si e levando um pouco de nós: alunos, professores, funcionários, pais, familiares, secretários, prefeitos, enfim, todos contribuíram para que essa escola se tornasse um referencial dentro da educação do município de Guaíba. Engajada em uma proposta de inclusão, atendendo alunos com diferentes Necessidades Educativas Especiais, pois acredita-se que “respeitar as diferenças é o primeiro passo para construir um mundo mais justo.”

Cabe aqui, fazermos uma homenagem a todos que por aqui passaram, nas gestões dos diretores: Dalja de Àvila, Terezinha Bonacina, Jaqueline Garin, Terezinha Guimarães e sua vice-diretora Rosa Sutel, Paula Ramos e sua vice Claudia Carvalho, e a atual diretora Maristela Rodrigues e sua vice Débora Ritter.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por VITOR PAULO PAIXãO ALVES em 28/03/2018 ás 09:06:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação bf0a9eae4da2d82ae46d86e395045223.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 50537.