Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 010/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 01/03/2018

O Vereador que abaixo subscreve, requer a Mesa Diretora, Sessão Solene de Homenagem ao Dr. Wilson Bridi, pela sua atuação e relevantes serviços prestados Município de Guaíba.

Justificativa

 Wilson Bridi, residente a Travessa Oscar Alves da Silva, nº 53 na cidade de Guaíba, nasceu em linha Boa Esperança, na cidade de Sertão Santana quarto distrito de Guaíba no dia 12 de Abril de 1942, filho de Armando Reinaldo Bridi e de Mafalda Collovini Bridi. Ali viveu os seus primeiros anos de vida e até o inicio da atividade escolar.

Passou a residir na Cidade de Guaíba a partir de 1952, frequentou a escola Gomes Jardim aonde concluiu o ensino fundamental, cursou o ensino médio no colégio Nossa Senhora do Rosário e concluindo no colégio Estadual Prof. Pedro Schneider na cidade de São Leopoldo em 1961. Neste ano participou do Movimento da Legalidade na condição de cabo da Infantaria do Exercito Brasileiro. Em 1963 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Cidade de Porto alegre, onde colou grau em 1968.

Nos dois primeiros anos empreendeu curso de formação especializada em cirurgia em regime de Residência Médica no Hospital de Clinicas Dr. Lazzarotto em Porto Alegre.

Presidiu a Associação Gaúcha de Médicos Residentes no ano de 1970 tendo coordenado a realização do quinto Congresso da categoria no mesmo ano.

Casado com Odete de Oliveira Bridi desde 1971, psicóloga, no qual teve três filhos; Luciana de Oliveira Bridi, Alexandre de Oliveira Bridi e Leonardo Bridi, todos profissionais na área da saúde (medicina e odontologia).

Ingressou no serviço de cirurgia de Urgências no INPS em 1971, tendo também iniciado serviço hospitalar em parceria com o Dr. Solon Tavares na cidade de Guaíba e com o Sr. João Abano Collor na cidade de Barra do Ribeiro.

Passou a integrar o quadro de prestadores de serviços de cirurgia do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Medica e Previdência Social) em 1977.

Em 1978 transferido o vinculo de emprego que mantinha com o mesmo INAMPS de Porto alegre para a agência de Guaíba onde, já como medico concursado, a partir de 1980 e pelo período de cinco anos respondeu pela chefia do serviço de Medicina social do então INAMPS com abrangência do serviço nos municípios de Guaíba, Tapes e Barra do Ribeiro.

Em 1987 ingressa na atividade política partidária elegendo-se vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro onde também exerceu a Presidência do Diretório Municipal e atuou como delegado regional junto ao Diretório Estadual.

  • Na condição de vereador exerceu a relatoria da primeira Lei Orgânica do Município, promulgado em 03 de Abril de 1990, que estabeleceu importantes diretrizes para administração do nosso município. No período seguinte, de 1993 a 1996.
  • Não teve êxito como candidato a vice-prefeito permaneceu na atividade partidária na Presidência do Diretório Municipal do PMDB.
  • Obtendo a suplência de vereador lhe proporcionou a ocupar a cadeira do então vereador Valdir Soares, falecido ainda no primeiro ano de seu mandato, sendo assim foi vereador pelo período de 1997 a 2000.
  • Em 2001 atuou do primeiro mandato do Prefeito Manoel Stringhini como Secretário Municipal da saúde.
  • Promoveu ocupação ao prédio destinado ao hospital, então abrigando apenas o serviço de Pronto Atendimento.
  • Coordenou equipe que implantou serviços de Odontologia, Saúde Mental, Fisioterapia, Vigilância Sanitária e Unidade Transfusional na área física do mesmo complexo.
  • Promoveu adesão do Município ao Sistema *SAMU* 192, e expansão do serviço de farmácia do Município através da construção das atuais instalações.
  • Construção de oito unidades de saúde estrategicamente localizadas.
  • Permitiu qualificar os serviços prestados com áreas físicas adequadas e criação de salas de vacinas nas unidades de referência.
  • Criação do serviço de atenção à Saúde da Mulher.
  • Ampliação do serviço de Tisiologia com formação de equipe qualificada para o tratamento da tuberculose.
  • Implantação do SAE- Serviço de Atenção Especializada em doenças sexualmente transmissíveis com ênfase a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
  • Atendimento multidisciplinar a pacientes portadores de Diabetes e Hipertensão Arterial.
  • Criação do programa “Guaíba Ama a Criança” facilitando o acesso dos recém-nascidos pediátricos.
  • A estrutura física das unidades de assistência nos bairros e melhorias nas instalações do centro da cidade (Serviço de Pronto Atendimento e Unidade de Saúde Centro), mantida no Sistema SUS por conquista junto ao INSS.

Todos estes serviços foram criteriosamente planejados e implantados na pratica sobre a sua gestão como secretário da saúde, para servir ao povo. Serviços estes que vem sendo prestados até os dias de hoje, por mais de doze anos.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 05/02/2018 ás 17:45:26.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d2746d4f252c45ca55d6711e29ee7576.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 48197.