Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 008/2018 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Arilene Pereira PDT 01/03/2018

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de denominar a EMEI - Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no Parque Noli, Bairro Colúmbia City de THEREZA ELEONORA RODRIGUES STRINGHINI – “NORINHA”, justa homenagem pela sua dedicação nas causas sociais em Guaíba. Segue seu histórico:

Thereza Eleonora Rodrigues Stringhini, nome de solteira, nasceu no dia 17 de Março de 1936, na cidade de Guaíba / RS. Filha de Seu Arlindo Stringhini e de Dona Nilda Rodrigues Stringhini, mesmo antes de nascer já era chamada por seus pais e parentes próximos de “Norinha”, apelido carinhoso dado por sua mãe quando ela ainda estava no ventre materno. Seu Arlindo e Dona Nilda tiveram mais um filho, chamado Manoel Ernesto Rodrigues Stringhini.

Norinha passou a infância em sua cidade natal onde estudou em escola pública até completar o primário.  Iniciou o curso ginasial no Colégio Americano, em Porto Alegre, onde estudou em regime interno até completar a escola Normal, formando-se professora em 1954.

A vida pública sempre fez parte de sua história. Seu pai, Arlindo Stringhini, era bancário e foi prefeito da cidade de Guaíba por duas vezes.

No início da década de 50, Norinha conheceu o médico Solon Tavares, que tinha vindo trabalhar na cidade a convite de seu pai, prefeito na época. Solon e Norinha casaram-se no dia 29 de dezembro de 1954, logo após ela terminar os estudos.  O casal teve três filhos: Henrique Tavares, Eveline Stringhini e Jaqueline Stringhini Tavares.

Durante os primeiros anos do matrimônio, Solon dedicou-se integralmente à carreira médica enquanto Norinha tomava conta dos filhos e dos cuidados da casa. Mais tarde, Solon ingressou na carreira política e teve na esposa uma forte aliada. Trabalhando como coordenadora da ala feminina do então partido político MDB, Norinha foi a primeira mulher de candidato a prefeito de Guaíba a ir às ruas, a peregrinar pelos bairros pobres da cidade conversando com a população, ouvindo seus clamores e necessidades.

Em 1976 Solon Tavares assumiu a Prefeitura de Guaíba e Norinha tornou-se Presidente da Legião de Assistência Social do município. Trabalhou durante 16 anos como voluntaria, coordenando uma série de programas sociais que visavam a prevenção e o combate à desnutrição infantil, cuidados com gestantes, saúde da mulher, educação, e ampliação da renda familiar.

Norinha compreendia o trabalho humanitário como poucos, sendo capaz de integrar programas e iniciativas com grande impacto na qualidade de vida da comunidade guaibense da época. Ela foi uma líder dedicada, competente, e por mais de uma vez reconhecida em nível nacional pela Presidente Nacional da LBA (Legião Brasileira de Assistência) por atingir excelentes resultados na redução da desnutrição e da mortalidade infantil no município de Guaíba.

Mesmo afirmando “não gostar da política”, Norinha dedicou-se de corpo e alma às campanhas eleitorais de seu esposo, ajudando a elegê-lo duas vezes como prefeito da cidade e uma como Deputado Estadual.  A vida e a história de Dona Norinha se confundem com a história do nosso município. Norinha Tavares foi filha, esposa, irmã, e mãe de prefeito, sendo que todos foram eleitos por duas vezes. Viveu os bastidores da política guaibense, trabalhou com total desprendimento e lutou pela construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Aos 70 anos de idade, Norinha foi acometida pelo Mal de Parkinson e, por causa da doença, se afastou da vida social. Pessoa de personalidade calma, equilibrada, bem-humorada, dedicada à família, passou os últimos anos na casa onde foi morar, por ocasião do casamento com Dr. Solon, à beira do rio Guaíba. Dona Norinha faleceu no dia 10 de Julho de 2017, deixando saudosos seus três filhos, o genro, José Carlos Brufatto, a nora, Ana Lúcia Centeno Tavares, os seis netos: Paula, Pedro Henrique, Laura, Júlia, Luíza e Rafael, além de uma legião de amigos e admiradores que conquistou durante a vida.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 12 de Janeiro de 2018.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por em 12/01/2018 ás 11:08:15.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d77a86d45cdcea13ce8666637c8f26ff.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 47811.