Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 692/2017 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Fernanda Garcia PTB 01/03/2018

A vereadora que este subscreve, solicita à Mesa Diretora,Sessão Solene de Homenagem ao casal de Intérpretes de Libras (Lingua Brasileira de Sinais)  Daniel Berbigier Martins e Cláudia Souza dos Santos Martins pelo belo trabalho prestado à  comunidade de surdos no município de Guaíba.

Justificativa

Daniel Berbigier Martins nascido em Camaquã em 04 de dezembro de 1975 filho de Jorge da Silva Martins (in memoriam) e Ivete Clélia Berbigier Martins, é casado desde 1997 com Claudia Souza dos Santos Martins nascida em Guaíba em 19 de novembro de 1977 filha de Claudio Tadeu Farias dos Santos e Sonia Malvina Souza dos Santos, pais de Amanda Souza dos Santos Martins, são professores no município de Guaíba.

Daniel é licenciado no curso de matemática desde 1998 pela FUNDASUL, é intérprete e tradutor de libras formado pela UNILASALLE, onde é avaliador da banca de ingressos do curso  de libras da Universidade, além de professor foi responsável pela educação Inclusiva da 12ª CRE, Vice Diretor do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim no período de 2013 a 2015, professor de Libras da Costa Doce.

Claudia é formada no Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim além de professora foi atuante no curso de libras da Instituição Atitudes em Guaíba, palestrante educacional e motivadora na língua de sinais e educação inclusiva, teve seu primeiro contato com a língua brasileira de sinais em 1998, em 2004 no primeiro e único curso de alfabetização de surdos adultos realizado na Escola Moura e Cunha foi indicada ao prêmio da UNESCO, foi intérprete na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2006 sendo também responsável pelos intérpretes na FENEIS do RS.

Juntos, realizaram vários trabalhos como intérpretes em comitiva presidencial e de autoridades em nosso estado, de secretários e governantes, da Gerdau, FADERS e há 14 anos atuam nas provas do ENEM. Conjuntamente desempenharam traduções voluntárias no município em órgãos públicos como saúde, passe livre, delegacia de policia e fórum, shows e peças teatrais. Foram responsáveis pela primeira contagem no município para levantamento da comunidade surda. Daniel hoje é professor no ensino fundamental e do curso de libras no Município, trabalhando também no setor administrativo da 12ª CRE, enquanto Claudia além de professora é responsável pela tradução de comerciais das lojas Renner. Salientando que a família Martins além de todo trabalho prestado, realizam há 25 anos voluntariamente visitas as famílias que desejam conhecer a bíblia, com o intuito de colaborar mostrando a sua filha Amanda que já participa junto com os pais, os verdadeiros valores cristãos e familiares.

Por toda esta dedicação e parceria realizadas em prol da nossa comunidade o casal Daniel e Claudia são merecedores da homenagem desta casa.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 14/12/2017 ás 17:20:59.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4ebf6a8b65e502f11904a90ee2f34379.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 47400.