Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 120/2017 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 31/10/2017

O presente projeto de lei cria o Plano Guaíba, Turismo Farroupilha.

Justificativa:

Em 19 de setembro de 2011, Guaíba foi reconhecida oficialmente como Berço da Revolução Farroupilha, através da Lei 13.791/2011.

Conforme historiadores, o título informal “Guaíba Berço da Revolução Farroupilha” surgiu na década de 60, no século XX, quando o CTG Maragato, de Porto Alegre, com sede provisória em Guaíba, em um desfile de cavalarianos no dia 20 de setembro, estampou uma faixa com estes dizeres, homenageando o Município. Antes de ser declarada a Revolução Farroupilha até o final do conflito, muitas decisões e vários fatos aconteceram na casa de Gomes Jardim, na área em que está localizado o Cipreste Farroupilha.

Nosso Município tem muitas raízes tradicionalistas, com CTGs e DTGs muito ativos em nossa sociedade. Os Festejos Farroupilhas, no mês de Setembro, são de grande relevância para os tradicionalistas de todo o Estado.

Além do “Orgulho de Ser Gaúcho”, temos em nossa cidade, pontos turísticos como a Casa de Gomes Jardim, o Cipreste Farroupilha e o Marco Farroupilha, que podem ser melhores trabalhados dentro do plano que prevê esta proposição. O plano servirá de norteador para atividades em médio prazo, na busca um acréscimo considerável tanto de conteúdo e oferta, como retorno econômico no turismo histórico cultural de nossa cidade.

Por estas razões, solicitamos aos Pares da Casa a aprovação da presente proposição.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por em 24/10/2017 ás 14:28:00.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a0ace9098911cfa7ab81c9e2d0b644de.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 44641.