Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 650/2017 ESPÉCIE: Indicação

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. Renan Pereira PTB 24/10/2017

O Vereador que esta subscreve, no uso de suas atribuições, indica ao Poder Executivo Projeto de Lei de implementação do "Programa de Vacinação domiciliar para idosos, pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção", no âmbito do Município de Guaíba.

Justificativa

         No intuito de contribuir com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde no Município de Guaíba, observando a crescente demanda da população em relação aos cuidados humanizados e atenção às pessoas que possuem determinadas debilidades, esta indicação visa facilitar o acesso destes cidadãos aos serviços básicos de saúde. Sobretudo, no que diz respeito a vacinas. Os Idosos e Pessoas com Deficiência têm alterações imunológicas fortes, e por isso são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infecto contagiosas, principalmente as do aparelho respiratório. Quando hospitalizados, consomem maior quantidade de recursos e apresentam maior taxa média de permanência quando comparados a outros grupos. A vacinação em idosos está amplamente associada à redução das internações devido às doenças cardíacas, cerebrovasculares. pneumonia ou influenza e do risco de morte a elas relacionado.
         Assim, desde a inserção da vacinação contra gripe no calendário do Ministério da Saúde, observa-se uma importante modificação no perfil de morbimortalidade e na utilização dos serviços de saúde pela terceira idade. O idoso ou pessoa com deficiência, em alguns casos, ficam com seu estado de saúde debilitado e muitas vezes sem condições físicas e financeiras de locomoção. O projeto visa facilitar a vida dos idosos e pessoas com deficiência que por algum motivo justificado, estejam impossibilitados de se deslocar até um posto de saúde ou até mesmo a um local de vacinação.
         Diante do exposto e da análise criteriosa dos pares desta Casa, urge aprovar esta indicação.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por EDUARDA LUCAS DA SILVEIRA em 19/10/2017 ás 14:43:10.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 9a12058ee6e108ec6ad53edadf5b9dd4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 44351.