Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 593/2017 ESPÉCIE: Indicação

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. Renan Pereira PTB 10/10/2017

          O Vereador que esta subscreve, no uso de suas atribuições indica ao Poder Executivo que seja estendido, por mais uma hora e trinta minutos, a partir do mês de outubro, os atendimentos do serviço de mamografia, no município de Guaíba. Sendo assim, o atendimento passa a ser das 8h (oito horas) às 19h (dezenove horas) da noite.

Justificativa

            

              O mês de outubro é o mês da luta contra o câncer de mama, bem como de conscientização da necessidade de prevenção. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, atualmente mais de 12 mil mulheres morrem por ano no Brasil em decorrência da doença, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Carlos Alberto Ruiz, a maioria morre por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor com o exame de mamografia, aumentando assim as chances de cura, que para este tipo de câncer pode chegar a 95%.

            Entendendo a importância da bandeira que entra na agenda da sociedade e de que é possível aperfeiçoar as políticas públicas existentes, esta indicação visa assegurar o direito à saúde, que nossa Carta Maior arregimenta em seu artigo 196 e 197.

           Esta indicação, para que haja funcionamento estendido dos serviços a partir do mês de outubro disponíveis às mulheres guaibenses, torna-se necessária por considerar os horários de trabalho da população guaibense que, em uma boa parte contribui com o seu trabalho para o crescimento da Capital dos Gaúchos. Sendo assim, considerando o horário atual disponível para atendimento, fica, por diversas vezes, inviável às mulheres guaibenses que trabalham nos arredores do município, usufruir desta prestação de serviço.

          Considerando a conquista do Mamógrafo, importa que as mulheres guaibenses, mães de família, trabalhadoras e cidadãs que também contribuem com seus impostos para o bom funcionamento dos serviços públicos do município, possam fazer parte desta conquista e utilizar este serviço tão importante e necessário para a saúde feminina.  



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por EDUARDA LUCAS DA SILVEIRA em 03/10/2017 ás 15:04:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a049bc8f6e554edd21ffc689e8b2ded1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 43393.