Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 514/2017 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do DEM DEM 03/10/2017

A Bancada do Democratas que este subscreve, solicita à Mesa Diretora, que após os trâmites legais, envie correspondência a 12 ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), para que informe o que segue:

  1. O Programa CIPAVE - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e  Violência visa diagnosticar as vulnerabilidades no ambiente escolar e através de planejamento e parcerias com os alunos, professores, pais, moradores da comunidade, órgãos de segurança, poder judiciário e outros oportunizar ações que possam resolver problemas e sanar necessidades. O Cipave, sendo esse um programa de iniciativa do Governo do Estado, está implementado nas escolas estaduais do nosso Município? Em quais instituições?
  1. Quais as ações foram e estão sendo realizadas?

Justificativa

A violência no âmbito escolar e em seus arredores cresce de forma relevante e tem como conseqüências: depredações, furtos, roubos, agressões físicas, com reflexos negativos na aprendizagem, e também no âmbito econômico, social e saúde pública.Sendo necessário, assim, a ampliação e a qualificação das políticas públicas de prevenção e combate a todas as formas de violência nas escolas. 

A Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) tem o objetivo principal de trazer para o debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais. Criar parcerias que auxiliam na resolução dos problemas como: uso de drogas no entorno da escola, comunidades violentas onde elas estão inseridas que, devido a sua condição, afetam o processo educacional dos estudantes, formando, assim, um grupo de apoio com as demais entidades da região: Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Polícia Federal e Ministério Público. Esses parceiros passam a atuar junto às escolas do município, com palestras e ações concretas na resolução dos problemas que enfrentavam.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por VITOR PAULO PAIXãO ALVES em 27/09/2017 ás 18:17:08.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e80e9e646c9f25144b9fd5bebcf6e276.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 43216.