Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 094/2017 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 26/09/2017

Nobres Pares,

A presente propositura dispõe sobre a inclusão da Campanha “Novembro Azul” no mês de novembro, para sensibilizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, no Calendário Oficial de Eventos do município de Guaíba. A campanha tem como objetivo a conscientização do público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Sendo assim, o mês Novembro Azul traz o desafio com a quebra do preconceito quanto ao exame de prevenção, muito mais simples e do que o tratamento da doença. Queremos que os homens também criem a cultura da prevenção do câncer de próstata e que o ‘Novembro Azul’ contribua na melhoria da saúde do homem.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta. De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. 

Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Diante dos argumentos aqui mencionados requer-se a aprovação do presente Projeto de Lei após apreciação do plenário por unanimidade.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por VITOR PAULO PAIXãO ALVES em 14/09/2017 ás 17:55:09.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c8eb1c39043d9140e0a0fd56c3f0b676.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 42714.