Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 088/2017 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. João Collares PDT 19/09/2017

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

No dia 21 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Alzheimer e a presente proposta legislativa pretende trazer a conscientização e apoio da população aos portadores da doença, bem como aos seus respectivos familiares.

A melhor maneira de ajudar as pessoas portadoras da doença de Alzheimer  é obter o maior conhecimento possível sobre o assunto.

A doença de Alzheimer provoca mudanças nas áreas cerebrais que controlam a memória e o raciocínio, razão pela qual, o paciente da doença tem dificuldade para viver uma vida normal.

A dificuldade se torna ainda maior tendo em vista que as causas do desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas pela medicina.

Algumas pesquisas enfatizam um componente hereditário, outros falam de alguma virose, contudo, não se sabe ao certo qual seria a causa dessa doença.

É importante saber que, atualmente, ela não tem cura, mas cuidados apropriados podem ajudar de forma profícua a pessoa com Alzheimer viver com mais conforto e qualidade.

A solidariedade, o apoio, a instrução e a conscientização de toda a sociedade é um importantíssimo “remédio”.

Assim, separar sete dias no ano para conscientizar e dar apoio aos portadores dessa doença, através de debates, troca de experiências e palestras, pode até parecer pouco, mas será um primeiro passo para confortar não só os pacientes, como também seus familiares e amigos que sofrem juntos.

Portanto, esta proposição reveste-se de importância e por isso, convido os nobres edis a aprovarem o presente Projeto de Lei. 

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 12 de Setembro de 2017.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por FABRICIO AUGUSTO SANTOS CARVALHO em 12/09/2017 ás 14:35:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 49c9e895e21c48a2779fa0d10240db72.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 42534.