Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 331/2017 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 27/06/2017

O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após ouvir o Douto Plenário, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, órgãos federais e estaduais. Responda o que segue:

REFERENTE À UNIDADE TRANSFUSACIONAL EXISTENTE NO MUNICÍPIO:

1 – Quantos procedimentos foram realizados pela unidade transfusacional do município nos últimos 12 meses?

2 – As transfusões realizadas na unidade do município são apenas para pacientes de urgência e emergência ou também para os casos em que pacientes necessitam de transfusão sanguínea para outros tratamentos (Doenças genéticas como Talassemia, doença Falciforme, entre outras)?

3 – Como ficam armazenadas as bolsas de reposição, qual a quantidade estocada e como são adquiridas estas bolsas se o município não dispõe de um Banco de Sangue?

Justificativa:

 O ato transfusional é um delicado processo na assistência a saúde, uma transfusão pode ser feita quando se tem uma anemia grave, após um acidente ou em grandes cirurgias, por exemplo.

Têm casos em que são utilizadas para tratamentos como Anemia Falciforme, Talassemia e pacientes com câncer que também recebem, frequentemente, transfusões de sangue.  A transfusão sanguínea é um procedimento seguro em que o sangue completo ou apenas alguns de seus componentes são inseridos no corpo do paciente, um setor transfusional também realiza testes imunoematológicos, como ABO RH, pesquisa de anticorpos e prova de compatibilidade das bolsas, deve ter um responsável pelo armazenamento, seleção, testagem e aplicação de hemocomponentes (concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e criopreciptado).

Embora, seja possível fazer uma transfusão de sangue total como quando ocorre uma hemorragia grave (onde possivelmente se aplicam os casos em que se utiliza este serviço no pronto atendimento), normalmente é mais comum, fazer apenas dos componentes do sangue, como eritrócitos, plasma ou plaquetas. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário fazer varias transfusões até suprir as necessidades do organismo.

Devido a estes casos em especifico, questiono através desta proposição se a unidade funciona para outros fins e não só em casos de emergência que venham a ocorrer no pronto atendimento.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 22/06/2017 ás 17:05:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 838b14169379a1ff3358b9b7ece17845.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 39328.