Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 230/2014 ESPÉCIE: Moção

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do Cidadania CIDADANIA 27/05/2014

  Prezado Presidente,
Apresento a V. Exa., nos termos do Artigo 116 do Regimento Interno, a presente Moção de APOIO à CONVOCAÇÃO DE TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO DE POLICIA CIVIL 2013/RS,  para ser enviada  ao Governo do Estado/RS,  Deputados Estaduais, ao Presidente da Assembleia Legislativa e Bancada Gaucha no Congresso Nacional.

Justificativa

A falta de efetivo da Policia Civil  sempre foi uma queixa das autoridades e lideranças do nosso  Município, sempre lutando para reverter este quadro. O pequeno número de policiais lotados nas cidades, como Guaíba  faz com que Delegados  priorizem  as investigações de crime contra a vida, deixando outros casos para segundo plano. 
Nossa cidade também precisa e devemos contar com recursos para otimizar na adequação das estruturas de Segurança Publica, precisamos preparar nossa cidade para o crescimento eminente, tanto pelos investimentos da Empresa CMPC Celulose Riograndense, como pelos demais empreendimentos no distrito industrial. E esta oportunidade deve ser entendida como uma das mais importantes oportunidades de planejamento estratégico que enfrentamos,  por isso apoiamos a reivindicação. 
Nosso   principal objetivo é dar apoio a chamada de todos os aprovados do Concurso da Polícia Civil 2013 (Escrivães e Inspetores).
É sabido do déficit do efetivo que a Polícia Civil gaúcha vem enfrentando de longa data, pois atua hoje com apenas 55% do efetivo ideal.
São 5.208 policiais civis, mas há uma previsão legal para 8.137 cargos. Em 1980, a Polícia Civil contava com um quadro com 6,5 mil policiais e o RS tinha uma população de 7,5 milhões de habitantes. A população gaúcha anda em torno de 11 milhões e o efetivo da Polícia Civil diminuiu. 
As aposentadorias, promoções... também trouxeram uma lacuna considerável em seu quadro de servidores. 
O delegado Ranolfo Vieira Júnior, chefe da Polícia Civil, numa reunião-almoço da Federasul, disse que em 56 cidades gaúchas existe apenas um policial para dar atendimento a quem precisa da Polícia. 
Nos 496 municípios do RS, só em 340 há o que se pode chamar de contingente, ou seja, mais de um policial Muito embora houvesse tido concursos anteriores com a chamada de todos os aprovados, ainda assim a falta de policiais civis no Estado do Rio Grande do Sul sempre foi algo inegável. 
Preocupante se torna a Segurança Pública, tendo em vista os próximos eventos que acontecerão neste ano, como a Copa do Mundo, por exemplo. 
Ressalta-se, assim, a importância de se ter uma Polícia com o seu quadro completo, forte, bem organizado e estruturado. 
Portanto, pede-se a imediata chamada de todos os aprovados para que tenhamos uma Polícia Civil que possa atender à toda população de forma qualificada e eficaz.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 21/05/2014 ás 16:36:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 819bd952ad52f95c83e845d5e8cc0730.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3909.