Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 228/2014 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 27/05/2014

       O Vereador que subscreve, solicita à Mesa Diretora, que após os tramites legais, encaminhe a Comissão Permanente de Obras e Serviços Publicos, conforme o Art. 4º, para que Conceda o Prêmio Solidariedade de 2014, através de Decreto, ao "LAR IRMÃ ESTHER” conforme  a Lei Nº 3.105/2014 com alterações, de origem do Poder Legislativo.

Justificativa

O Lar Irmã Esther foi fundado na tarde do dia 23 de julho de 1979, na casa de Mário Brígidi, em Porto Alegre, na rua Frei Alemão, 104, bairro Auxiliadora. Logo no início de 1980, Fernando Worm escolheu o local da construção do prédio para a nova sociedade Espírita Kardecista que surgia: seria na rua São José, 473, bem no centro da cidade de Guaíba/RS. 

A Obra Social

Atualmente no Lar Irmã Esther, em sua sede própria à Rua São José nº 473 em Guaíba/RS, são realizadas diariamente palestras públicas e atendimentos diversos; freqüentam suas dependências cerca de 2000 pessoas por mês. O LIE, em sua área cultural, conta com um Coral de 20 vozes, que já gravou um CD independente. Possui uma Biblioteca Espírita com mais de 1000 títulos que também é aberta para a comunidade. Em meados de 1981 foi inaugurado o “Sopão São Francisco de Assis”, que diariamente serve almoço aos carentes. No início o comparecimento era de 10 pessoas. Atualmente o comparecimento é de 20 a 50 pessoas por dia, que experimentam um cardápio que inclui arroz, feijão, massa, carne e salada. Além do almoço, a distribuição de roupas, calçados, agasalhos e enxovais para bebês atraem muitas pessoas da periferia e muitas mães carentes da região são beneficiadas. As instalações foram sendo ampliadas e a área reunida soma em torno de 3700 m2 de construção. Em dezembro de 2003, foi inaugurado na Vila Logradouro, Bom Retiro, Guaíba/RS o refeitório São Francisco de Assis da Compaixão, onde são servidas refeições diárias para mães e crianças daquela localidade pobre. São realizadas aulas de recreação, dança e artesanato. Na sede central do LIE, periodicamente são ministrados cursos profissionalizantes e artesanais, contando com estrutura de salas de aula, cozinha, salão de cabeleireiro e atelier de costura e pintura. No antigo Country Club, atual Loteamento Eldorado, à Rua 4, nº 2258, no município vizinho de Eldorado do Sul foi edificada a filial nº 2 do LIE. Lá ocorrem palestras públicas além de atendimentos diversos à população nas 4ªs e sábados à tarde.

O Lar Irmã Esther, por toda vasta obra social que presta a comunidade da região obteve reconhecimento público ao receber o Decreto de Utilidade Pública sob o N.º 729/85, do Município de Guaíba/RS.

 Os Números Mensais do Lar Irmã Esther

 Cerca de 1500 pessoas atendidas ao mês;

  • Aproximadamente 1000 refeições gratuitas servidas;
  • Mais de 50 ranchos (sacolas básicas) distribuídos;
  • Cerca de 15 enxovais entregues às mães carentes;
  • 40 palestras ministradas;
  • 500 peças de roupas distribuídas.


O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ROGERIO TRINDADE COMBY em 21/05/2014 ás 15:21:28.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3f0c1d0c5d62ba9929fc859a3283996d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3876.