Câmara de Vereadores de Guaíba

PARECER JURÍDICO

PROCESSO : Projeto de Lei do Executivo n.º 053/2016
PROPONENTE : Executivo Municipal
     
PARECER : Nº 230/2016
REQUERENTE : Comissão de Constituição, Justiça e Redação

"Dispõe sobre obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados no âmbito do Município de Guaíba e dá outras providências"

1. Relatório:

Esta Comissão solitia parecer jurídido quanto a forma e legalidade do presente projeto. 

2. Parecer:

 A Procuradoria ao analisar os termos do projeto vê que não há óbice quanto a iniciativa do mesmo, pois trata-se de forma de orgasnizar o Município e tal atitude faz parte da prerrogsativas do prefeito Municipal, consoante faz prova o texto da LOM.

No entanto, apesar do mesmo ser da competência do Poder Executivo, tem-se que o mais adequado seria a inserção dos termos do presente projeto no Códido de Obras do Município que tem o condão regular tais tipos de matérias. Não há invalidadação do projeto, mas poderia o mesmo ter sido acrescido aquela legislação, pois tornaria o trabalho dos agentes fiscalizadores mais fácil e concentrado.

Diante do acima exposto a Procuradoria sugere que haja uma atualização do Código Municipal de Obras, pois, como se vê deste projeto, tido como exemplo desta fala, existem outras leis municipais que tratam de assuntos que deveriam constar daquele diploma legal. Restando, portanto, a sugestão um projeto de revisão geral do aludido Código cuja finalidade seria atualizar os termos do já existentes e retirar normas ultrapassadas.  

 Não há mais 

Conclusão:

Ante o exposto, em atendimento à solicitação de PARECER, a Peocuradoria OPINA pela regular tramitação do presente projeto, pois adequado a legislação, sendo que o mais correrto seria a inserção dos termos do presente diretamente no Código de Obras, mas a análise meritória cabe a presente Comissão no respeita a legalidade e a plenário dentro de sua soberania.

É o parecer.

Guaíba, 16 de novembro de 2016.

__________________________
Heitor de Abreu Oliveira
Procurador Jurídico



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Documento publicado digitalmente por em 16/11/2016 ás 16:12:00. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação dceecf8787907dda4363512cc1af1cb0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 32982.