Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 647/2016 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. Jorge da Farmácia MDB 18/10/2016

O Vereador que este subscreve, requer ao Plenário que referendem previamente, de acordo com o art.1º da Lei 1.214/94 e da Lei 1.145/93, a concessão do Titulo de Cidadão Guaibense ao Sr. Alexsander Almeida Maciel Celente.

JUSTIFICATIVA

 O presente requerimento tem a finalidade de conceder o Titulo de Cidadão Guaibense ao Sr. Alexsander Almeida Maciel Celente (Alex Gaúcho).

Alexsander Almeida Maciel Celente, nascido em 21/12/1980, no município de Camaquã/RS, nasceu cego do olho esquerdo, e perdeu a visão do olho direito aos 4 anos, em brincadeira com o irmão mais novo.Por isso, foi enviado pela família a Porto Alegre para se alfabetizar ainda pequeno, se tornando iterno do Colégio Santa Luzia, entidade Educacional que atende deficientes visuais.Foi nas aulas de Educação Fisíca que conheceu e se apaixonou pelo Goalball. Quando cursava o Ensino Médio, nos anos 1990, já em uma Escola regular, passou a treinar no CETE ( Centro Estadual de Treinamento Esportivo) de Porto Alegre/RS, uma vez que sua Escola nova não possuía estrutura para as aulas de Educação Física das pessoas com deficiência, foi lá que a professora Lia, viu seu potêncial e montou um time de Goalball, onde Alex foi titular.

Aos 15 anos, passou a jogar em Campeonatos de nível Nacional. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira de Goalball veio em 2001, mas, por questões referente ao trabalho, acabou não indo para os EUA. No entanto a partir de 2002 esteve sempre na lista dos convocados e presente nas competições.Alex relembra com emoção da primeira vez em que a Seleção Brasileira de Goalball conseguiu vaga nos jogos Paralímpicos, para competir em Pequim (2008).

A prata nos jogos Paralímpicos de Londres (2012), foi crucial para mudar a realidade do esporte no País, de acordo com Alex. A seleção Conquistou ainda, o Campeonato Mundial em 2013, e conquistou a medalha de Bronze nos jogos Paralímpicos de 2016, o que o torna merecedor do Titulo de Cidadão do nosso Município.

Por tais razões contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Requerimento a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 06 de Outubro de 2016.  



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por TONI LUIS GUIMARAES em 06/10/2016 ás 14:14:41.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2be2df3a0aa6858ee1d06fc701aa3025.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 32237.