Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 039/2016 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Xandão PDT 12/07/2016

             O presente Projeto de Lei tem a finalidade de denominar praça localizada no quarteirão formado pela Avenida Lupicínio Rodrigues, Rua Vereador Valdir Rodrigues Soares e Rua Quarenta e Nove, no Bairro Santa Rita, loteamento Cohab, neste município, como: “JOAQUIM SOARES DE BARROS”. Pela sua atuação política, administrativa e relevantes serviços prestados ao município de Guaíba.

Joaquim Soares de Barros, nasceu em Lagoa Vermelha em 09/07/1946. Perdeu o pai aos 7 anos e a mãe aos 11 anos de idade, indo morar na casa de parentes no distrito Clemente Argola (hoje Município de São Joaquim) até os 13 anos, após saiu para a vida e trabalhou na lavoura, na criação de gado e posteriormente aos 17 anos veio para a capital Porto Alegre. Aos 18 anos foi convocado para o Exército Brasileiro, tendo servido no 4ª GACAV (Grupo de Artilharia a Cavalo) em Uruguaiana, de onde retornou para Porto Alegre após o seu desligamento em 1967.

Trabalhou na Metalúrgica Wallig, Siderúrgica Rio-grandense e posteriormente na Companhia Rio-grandense de Telecomunicações (extinta CRT).

Começou sua trajetória política e comunitária em 1970, vindo a ser um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Porto Alegre.

Em Canoas, onde morou em 1979, foi um dos fundadores do extinto CTG Gauderio dos Pampas, no bairro Niterói.

Mudou-se para o município de Guaíba em 1983, iniciando seu trabalho como líder comunitário em 1985, nos bairros COHAB e Santa Rita. Neste mesmo ano conseguiu junto a Metroplan através de um abaixo-assinado a colocação de 124 horários de ônibus Santa Rita – Porto Alegre, alternados entre via Castelo Branco e via Presidente Roosevelt, pois anteriormente existiam somente 4 horários (dois pela manhã e dois a tarde), tendo beneficiado toda a comunidade.

Construiu com recursos próprios o Posto Policial, com viatura e rádio comunicador e através do seu conhecimento junto ao Comando Maior da Brigada Militar, trouxe para a comunidade um pelotão de a Brigada Militar, sendo mantido posteriormente pela ADDC. (1986)

Idealizou e fundou a Associação de Defesa dos Direitos Comunitários (ADDC), no bairro COHAB e Santa Rita, onde atuou como presidente e trouxe através de projetos sociais, diversos recursos assistenciais, sociais e jurídicos gratuitas no período de 1986 a 1994, tais como:

- Ginástica aeróbica para idosos;

- Tae-kwon-do;

- Capoeira; 

- Box tailandês;

- Grupo de recuperação e ajuda a jovens drogados;

- Grupo de atividades físicas para idosos;

- Advogados Cíveis e Trabalhistas; 

- Distribuição de Cestas Básicas (Programa Alimento para o Povo) conseguiu através da Secretaria de Ação Social do Governo de Estado, beneficiando 180 famílias (todas devidamente cadastradas e com reais necessidades, pois eram monitoradas mensalmente pelo Conselho Comunitário Feminino da ADDC).

- (Programa de Distribuição do Ticket de Leite, através do CEAC, com o beneficiamento de 300 famíliascarentes, devidamente cadastradas e monitoradas mensalmente pelo Conselho Comunitário Feminino da ADDC).

- Trouxe a Feira Livre Alimentos e Pequenos Produtores, com preços acessíveis a comunidade do bairro.

- Trouxe para o bairro, o asfaltamento da Av. Lupicínio Rodrigues, através da ADDC e do Programa Encurtando Distancia do Governo Pedro Simon, com o apoio da Prefeitura de Guaíba, sendo noticiado em jornais de grande circulação  do Município e do Estado, na época.

- Negociou a regularização de 900 imóveis de mutuários inadimplentes, junto a Companhia de Habitação do Estado, no Programa de Renegociação de imóveis da COHAB, no Governo Pedro Simon.

- Fundador e Idealista do CTG Caudilho Guaibense, onde recentemente foi agraciado com uma placa comemorativa do CTG.

- Realizou a limpeza e dedetização do Valão da Av. Lupicínio Rodrigues, trazendo para a comunidade uma Retroescavadeira Poclain, cedida pelo DAER, onde tanto a manutenção, quanto estadia e alimentação do operador eram mantidas com recursos pessoais.

- Atualmente criou e atua junto a uma comissão na liberação de indenizações dos precatórios dos apartamentos, nos processos que foram feitos em 1984 e estavam parados na justiça a aproximadamente 30 anos, onde hoje está em fase final e esperando o pagamento dos mesmos.

Casou-se com Eni Afonso de Barros, em 1971, tendo cinco filhos, quatro noras, oito netos, considera-se cidadão guaibense, tendo raízes e identificação muito fortes com este município, onde teve grandes conquistas e realizações pessoais.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por em 07/07/2016 ás 10:02:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8183844d8ba523a8ece68ee725955a6c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30678.