Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 507/2016 ESPÉCIE: Moção

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista, Ver. Alex Medeiros, Ver. Xandão, Ver. André Barbosa, Ver. Arilene Pereira, Ver. Ernani Chacrinha, Ver. Everton da Academia, Ver. Jonas Xavier, Ver. Dr. Jorge da Farmácia, Ver. Miguel Crizel, Ver. Paulo Cohab, Ver.ª Cleusa Silveira, Ver.ª Claudinha Jardim, Ver.ª Magda Boeira, Ver.ª Paula Almeida e Ver. José Campeão Vargas PSDB, PP, PDT, Solidariedade, PDT, MDB, PL, PL, MDB, MDB, PTB, PMDB, DEM, PTB, PSD e PTB 05/07/2016

  Os vereadores que abaixo subscrevem, requerem a Mesa Diretora que, após tramites regimentais seja ENVIADA MOÇÃO DE PROTESTO para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa e para a Superintendência dos Serviços Penitenciários - SUSEPE. 

Prezado Presidente,

Apresentamos  a V. Exa., nos termos do Artigo 116 do Regimento Interno, a presente Moção de PROTESTO, quando rejeitamos e nos posicionamos contra a intenção do Governador do Estado em construir de presídios  de regime semiaberto nesta cidade. 

Justificativa

Guaíba aceitou receber dois presídios de regime fechado, um feminino e um masculino. O Município não fugiu da responsabilidade de contribuir com a Segurança Pública, aceitou as duas penitenciárias. Em contra partida o governo prometeu  investimentos, dentre alguns  citamos  implantação de um IML, sistema de monitoramento com câmeras,  vinda de mais policiais,   implantação de uma segunda Delegacia de Polícia. Infelizmente nada disso aconteceu e atualmente só nos resta lamentar, o efetivo policial diminuiu, a única Delegacia da cidade funciona em um prédio caindo aos pedaços.
Agora o Governo Estadual voltou a anunciar  a construção de quatro unidades de semiaberto em Guaíba, a única experiência que temos para o município, depois da construção do presídio feminino  é que quando você aumenta o numero de prisões na cidade, aumentam também os problemas, na mesma proporção, ainda falta o masculino.  Com relação ao regime semiaberto temos diversos exemplos bem perto de nós, a região de Arroio dos Ratos, Guaíba Country Clube (Eldorado do Sul) tem sofrido com a quantidade de apenados deste sistema que circulam durante o dia por estas localidades, a insegurança e a desvalorização que isso gera afeta toda a população local.
Não concordamos com a concentração de presídios sem a devida estrutura, principalmente sem o apoio do Estado,  em 2012 tudo prometeram nada cumpriram,  Vamos nos unir e mobilizar a comunidade, somos totalmente contrários.

 

 

 



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 05/07/2016 ás 18:41:28.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação afb4d3ff72f2b453aed25712c3a4494d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30595.