Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 024/2016 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 28/06/2016

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de reconhecer a pessoa com Transtorno do Espectro Autista como pessoa com deficiência. 

 JUSTIFICATIVA 

O presente Projeto de Lei pretende reconhecer a pessoa com Transtorno do Espectro Autista como pessoa com deficiência, com o intuito de aumentar a conscientização, bem como, direitos e deveres acerca do autismo.

O objetivo deste Projeto de Lei é impulsionar o compromisso político e a cooperação institucional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais, da saúde e laborais das pessoas com transtorno do espectro autista. Em evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que essa necessidade especial atinja cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que compromete de modo significativo três áreas importantes: a comunicação, a socialização e o comportamento. Os autistas não têm características físicas ou traços de fisionomia atípicos, que podem caracterizá-los. A criança ou adolescente pode ser interpretada como “mal educada” e esse tipo de preconceito precisa ser desmistificado.

A importância da conscientização está na possibilidade da pessoa com autismo receber estimulação e intervenções adequadas melhorando seu desenvolvimento e conseqüentemente sua qualidade de vida e de seus familiares.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 23/06/2016 ás 15:53:54.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação fc9b67f1ec23d170127b29e72c317345.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30296.