Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 014/2016 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 10/05/2016

           PROJETO DE LEI Nº.............2016

 

                             DÁ DENOMINAÇÃO DEFINITIVA  À QUATRO RUAS DO                                                                      LOTEAMENTO  JARDIM GUAÍBA.

      

JUSTIFICATIVA

A presente proposta legislativa que dá denominação de vias públicas tem por objetivo homenagear de uma maneira singela aqueles que contribuíram para o crescimento de nossa cidade.
Embora saibamos que as homenagens prestadas em vida, ainda que elas se resumam a simples demonstrações de apreço, sempre tem maior valor aquelas homenagens póstumas, ainda assim, pela dedicação dos homenageados, fazemos a presente indicação que servirá também, temos certeza, para a valorização da história do município que deve, e há de ser, sempre lembrada.
De cada ação que hoje recordamos destes Guaibenses, de seus feitos, na vida social e pública, procurei absorver e transcrever algumas  e devemos destacar como uns dos principais  o valor moral o ético pessoal de cada um.

Valdo Nóbrega Ribeiro:
Nascido em 1942 em Bagé-RS, viveu e trabalhou desde os dezessete anos, veio para Porto Alegre onde trabalhou em fábricas, escritórios e se formou em Direito.  Ingressou na Polícia Civil do RS onde exerceu as funções de Inspetor de Polícia e posteriormente Delegado de Polícia. Fixou residência em Guaíba em 1987, onde foi Delegado desde 1984 até a sua aposentadoria em 1997. Durante esse período, também foi colunista de revistas, membro do Instituto da Poesia Internacional e compositor musical. Após sua aposentadoria exerceu a advocacia.
Em sua carreira política, foi eleito Vereador três vezes, nos anos de 1988, 1996, 2000, sempre  colaborou com os debates de nossas questões fundamentais, coerente com os princípios que sempre nortearam sua vida e o primeiro deles era a busca por justiça moral e social. 

Olavo Velloso Freitas:
Nasceu em  1934, em Miraí, Minas Gerais e aos 22 anos passou em segundo lugar no concurso do Banco do Brasil e  em 1956 foi designado a assumir o cargo na cidade de Guaiba, onde fixou moradia.
No Banco do Brasil, agencia Guaíba ocupou os cargos de chefia, Carteira Agrícola, subgerente e escriturário.
Foi fundador presidente da AABB(Associação do Banco do Brasil); fundador e doador da biblioteca municipal de Guaíba; doador do terreno para a Sociedade Espirita Caminho da Luz; sócio fundador do clube Itapui, fundador da cooperativa de hortifruti-granjeiro de Guaíba, pecuarista, produtor rural, sócio da Ceasa Porto Alegre e escritor colunista do jornal folha do amanhã Guaiba.
Também exerceu algumas funções na administração municipal do prefeito Solon Tavares, dentre eles como tesoureiro e no Legislativo municipal como assessor do vereador Darcy Rodrigues.

Mario Olavo Polanczyk:
Nasceu em  1943, em Guarani das Missões, na época distrito de São Luiz Gonzaga. Aos dezenove anos, mudou-se para Porto Alegre, onde, em 1964, ingressou no SESI – Serviço Social da Indústria. Em 1971 assumiu a gerência do SESI no município de Guaíba. O seu trabalho a frente do SESI lhe credenciou a concorrer a vice-prefeito em 1988, exercendo esta função de 1989 a 1992. Foi um homem extremamente engajado em projetos sociais. Nesta linha, presidiu a APAE por onze anos e teve uma participação muito forte na formatação do Projari. 

Antonio Carlos da Silva Blaskoski:
Nasceu em Guaíba em 1937, logo foi morar com os pais em Porto Alegre, onde estudou no Colégio São João e depois formou-se em artes gráficas pelo SENAI. Retornou a Guaíba em 1960, depois de trabalhar como gráfico na Gráfica e Livraria Schapke, e linotipista no Diário de Notícias. Aqui, veio a convite do professor Otomar Elwanger, para tocar seu projeto de uma escola profissional de Artes Gráficas, onde ensinou o ofício gráfico para muitos jovens. Em 1962, junto com um grupo de jovens idealistas fundou o Jornal O Guaíba, fechado por motivos comerciais dois anos depois. Por insistência do então prefeito João Salvador Jardim, reabriu O Guaíba, que se mantém até hoje, 48 anos. Passou duas vezes pela diretoria da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul, primeiro como vice-presidente em 1983 e como tesoureiro, onde ficou por 12 anos. Foi homenageado com o título de cidadão Emérito pela Câmara Municipal de Guaíba.

Diante do exposto estamos sugerindo denominar quatro ruas do loteamento Jardim Guaíba  como forma de homenagem e agradecimento por tudo que   estes Guaibenses de coração proporcionaram   para a nossa cidade. 

Guaiba,   02 de Maio de 2016

 MANOEL ELETRICISTA

Vereador PPS

 

    

 

 

 



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 02/05/2016 ás 13:37:45.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5cb37d6b0b13ad501a35c3f9cf07f9c7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 28491.