Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 285/2016 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 03/05/2016

A Vereadora que este subscreve, requer à Mesa Diretora a concessão de uma Homenagem, por meio de uma Sessão Solene e entrega de placa alusiva aos 24 anos do M.C.J.A. - Movimento Cristão de Jovens Apóstolos, da Paróquia Santa Rita de Cássia.

JUSTIFICATIVA

A presente propositura tem o objetivo de homenagear, conforme a resolução legislativa nº005/2012, a passagem do 24º aniversário do M.C.J.A. - Movimento Cristão de Jovens Apóstolos, que fica situado na Paróquia Santa Rita de Cássia, bairro Santa Rita.

O grupo M.C.J.A. no bairro Santa Rita iniciou suas atividades no ano de 1992, este grupo foi criado com o propósito de evangelizar os jovens com temas que os cercam no dia a dia, a fim de cativá-los para Cristo.   

O grupo tem como principal objetivo evangelizar o maior número de jovens de Guaíba, tendo como instrumento um retiro no qual se chama “retiro do M.C.J.A.”, além disso, semanalmente, reúnam-se na própria paróquia. Nestas reuniões são abordados temas de características e vivências de acordo com suas realidades, os palestrantes são membros participantes da comunidade e, inclusive, padres. Este grupo se encontra para trabalhar suas idéias e propósitos, todos os sábados, na Paróquia Santa Rita de Cássia, sendo seu maior objetivo a evangelização.

A ORIGEM DO M.C.J.A.

Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba, existiu durante aproximadamente vinte anos, o C.L.J. (Curso de Liderança Juvenil), onde alguns membros sentiam-se insatisfeitos com os objetivos e ideais do grupo.

A realidade da época era a seguinte:

  • Para participar do curso o número de cursistas era limitado;
  • A estipulação da idade era rígida independente da maturidade e perseverança do jovem;
  • Os valores monetários eram inacessíveis para os futuros participantes do C.L.J.;
  • O retiro abrangia várias paróquias e o trabalho de continuidade tornava-se insatisfatório. Sentiam-se órfãos, desligados da matriz (POA);
  • Poucos jovens de Guaíba eram selecionados para trabalhar nos cursos. Havia muita dificuldade de estarem em todos os encontros preparatórios, considerando que os mesmos eram eliminados, se faltasse alguma etapa.

Em função destas insatisfações, aconteceram algumas reuniões com o objetivo de mudança, onde ocorreria o desligamento do C.L.J, e a criação de um novo movimento, hoje conhecido como M.C.J.A. - Movimento Cristão de Jovens Apóstolos, primeiramente, criado em 1986, ou seja,  há 30 anos atrás, na igreja Nossa Senhora do Livramento e, posterior há 24 anos na Paróquia Santa Rita de Cássia, aberto a todos os jovens, de todas as classes e etnias com um único objetivo em comum, seguir a Cristo.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 26/04/2016 ás 17:02:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1a79869e333ef9d93e2af31c885087ec.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 28196.