Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 152/2014 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PROS PROS 06/05/2014

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Existe em alguma Secretaria do Município um projeto de Educação ambiental para guarda-responsável de animais em escolas da rede municipal?

Justificativa:

A questão da ausência de conscientização da população acerca da guarda responsável de animais é claramente percebida ao analisar os inúmeros casos de abandono de animais pelos proprietários. A adoção de animais ainda é pouco praticada, e de todos os animais abandonados, poucos são adotados ou resgatados.

Esse número revela a ausência de conscientização em relação ao controle de natalidade de animais, bem como demonstra a “guarda irresponsável” ao serem abandonados animais sadios por motivos fúteis, ou ainda animais doentes, mas que poderiam ser tratados se assim os donos desejassem.

Provavelmente se existisse de fato um programa eficiente de educação ambiental, o número de animais abandonados seria consideravelmente menor, bem como o número de adoções tenderia a aumentar. 

Não há dúvidas de que muito já se evoluiu com relação aos direitos dos animais no Brasil e no mundo. Prova disto é a crescente criação de leis de proteção à fauna desde o século passado até hoje, tutelando inclusive animais domésticos que antes ficavam a mercê meramente do direito de propriedade, bem como o surgimento de diversas associações e grupos atuantes na causa. Porém, ainda falta o principal: a educação. Pois será através dela que se conseguirá a efetivação destas leis e uma real mudança de atitudes dos humanos para com os animais.

Falta ainda o poder público arcar com suas responsabilidades legais, promovendo também a educação para guarda responsável e controle de natalidade dos animais, bem como cabe a população, criar uma consciência de respeito para com outras espécies, pois assim, com cada um fazendo a sua parte, poder-se-á enfim chegar a uma realidade melhor tanto para humanos como para os animais.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 28/04/2014 ás 14:13:18.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b173a40a4c49be96646588c35847c668.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 2663.