Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 041/2016 ESPÉCIE: Indicação

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PP PP 15/03/2016

O Vereador que esta subscreve, solicita à mesa diretora que após os trâmites legais, analise a indicação do Projeto de Resolução onde INSTITUI A ESCOLA SOLIDÁRIA NO ÂMBITO DA CÂMARA DE VEREADORES DE GUAÍBA. 

Justificativa

O presente Projeto tem sua justificativa no conhecimento voluntário que constrói: A Escola Solidaria do Legislativo Guaibense que se pretende a ser criada visará suas ações no desenvolvimento de processos auxiliares de educação, por intermédio da formação permanente continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária, estimulando sua autoestima. Através de cursos voluntários, seminários, palestras e debates, a Escola do Legislativo buscará aproximar a sociedade do Parlamento Guaibense, bem como capacitar os servidores públicos conscientizando de suas funções no Legislativo e na sociedade.

A Escola Solidária do Legislativo é um órgão que possui ações voltadas não somente para os servidores da Câmara de Vereadores, transpondo os limites da sede do Poder Legislativo Municipal, levando informação e conhecimento sobre formação política a diversos níveis da sociedade Guaibense, promovendo ciclos de debates e palestras em parceria com as associações representativas do Poder Legislativo Municipais. Além disso, instituiu-se o Programa Conhecendo o Parlamento, e como subprograma “Educação para Cidadania: Construindo um novo olhar”, que proporciona a jovens estudantes de escolas da rede publica de Guaíba a assistência a diversas palestras na Câmara de Vereadores, inteirando-os sobre o funcionamento do Poder Legislativo, desde a história do Parlamento, até a criação de leis.

Os professores/ministrantes que atuarem na Escola Solidária serão voluntários da comunidade que possuem conhecimento técnico nas respectivas áreas de atuação, além de demonstrarem interesse e habilidade para a atividade. Soma-se às equipes de profissionais de outras instituições públicas e privadas identificadas com a proposta da Escola.

A sociedade contemporânea enfrenta profunda crise social e de redefinição de paradigmas. Questão como ética, segurança, dignidade humana, direitos e deveres fundamentais, respeito, responsabilidade, dentre outras, estão constantemente sendo ameaçadas. É urgente, pois, repensar, redefinir a organização social que está posta.

Nesta perspectiva, a prática da Escola Solidária é permeada pelo compromisso de promover a cidadania e estimular uma visão critica e reflexiva da realidade, evidenciando sempre uma atuação voltada sempre para o conjunto da sociedade. Esta, entendida enquanto o processo histórico de produção e construção humana que vai sendo engendrada, modificada e transformada a cada momento.

Assim, estamos empenhados no compromisso de interferir na sociedade, buscando para contribuir o fortalecimento da democracia, para a consolidação de valores como a participação, a igualdade de direitos, deveres e oportunidades, a solidariedade e justiça, vislumbrando uma proposta social avessa ao preconceito e à intolerância, marcada pela cultura da paz.

Queremos uma sociedade mais justa, humana e democrática. Precisamos, portanto, de cidadãos comprometidos com a necessidade veemente de superar as contradições que vivemos hoje.

ALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA

Vereador e Líder da Bancada do PP



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ROGERIO TRINDADE COMBY em 10/03/2016 ás 13:04:59.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a5209de2e279c7be6b342dae6b265de0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 26444.