Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 015/2016 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PROS PROS 15/03/2016

A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal informe o que segue:

1) É possível que o sistema antigo de algumas rotas bairro a bairro ( São Jorge, Cohab, Colina, Bom Fim, Jardim dos Lagos, São Francisco, Florida e Vila Iolanda) do transporte público municipal volte a funcionar? Em caso afirmativo qual a previsão? Em caso negativo quais os motivos?

2) Existe a possibilidade de terem linhas até o Pronto Atendimento evitando que os usuários necessitem de dois ônibus para ir até o P.A?

3) Quais as medidas que foram tomadas para a correção dos atrasos dos ônibus que inclusive, não permite a gratuidade de muitos usuários na segunda passagem?  

4) Há possibilidade de ampliar os horários disponíveis para os bairros Passo Fundo, Pedras Brancas, Logradouro, Jardim dos Lagos, nestes passando pelas ruas do antigo itinerário?

5) Existe a possibilidade de intercalar os itinerários “bairro centro” e “bairro a bairro” caso haja a possibilidade do retorno deste itinerário? 

6) Quais medidas de segurança vem sendo tomadas para atender aos estudantes que necessitam pegar (quatro) conduções no período da noite e ficam desprovidos de segurança aguardando no terminal neste período?

7) Por qual motivo o transporte seletivo (amarelinho) não realiza mais os percursos Bairro a Bairro, sendo que os mesmos não possuem integração?

8) É possível uma linha direta do Centro até a São Francisco/Vera Cruz?

9) É possível uma linha com saída do Bom Fim/Noli até o Centro?

10) Quais medidas vem sendo tomadas para sanar o problema da diminuição dos horários do transporte  municipal que atende a Zona Rural?  

JUSTIFICATIVA:

Apresentamos tal propositura, a fim de, expor um sentimento único da população Guaibense a respeito do novo sistema de transporte público municipal imposto na cidade. “Indignação”, sentimento este que se dá devido a maioria dos munícipes que necessitam se deslocar por várias partes da cidade, e não conseguem em tempo hábil, pois a mudança ocorrida no transporte não permite. Com o antigo itinerário dos ônibus essa necessidade era suprida, a população podia se deslocar de um bairro a outro, se deslocar até o Pronto Atendimento e demais localidades pegando apenas uma condução e com um tempo considerável.

É notório em afirmar que tal medida e alteração que o transporte público sofreu, vem se mostrando uma experiência mal sucedida que vem causando enormes transtornos para a população, já que retiraram as linhas que ligavam os bairros, obrigando assim a todos que usavam o sistema de transporte coletivo a passar pelo “transbordo”. Além disso, há usuários que precisam se locomover entre os bairros ou ao trabalho, e são obrigados a ficarem até uma hora esperando o próximo ônibus, sendo que estes ficam lotados causando um desconforto.

Entendemos que o custo da tarifa ficou mais acessível, ônibus novos (dever imposto pela licitação), porém muitas pessoas estão pagando quatro passagens e perdendo um tempo maior para chegarem aos seus destinos, fato este que entende-se tamanha “Indignação”  e insatisfação por parte da população. 

Cabe ressaltar que a vida dos nossos munícipes, principalmente os da Zona Rural onde o transporte não foi contemplado, esta precário pois a licitação não atendeu as linhas rurais.  

Devem ser levados em conta também, vários casos em que os trabalhadores acabaram perdendo o emprego devido  a não terem como chegar a tempo no trabalho, destacamos, por exemplo, a linha do Logradouro que antigamente tinha às 06h da manhã o primeiro horário, e agora o primeiro horário é às 07h da manhã, o que fazer, por exemplo, quem precisa chegar ao trabalho às 08hs em Porto Alegre?

Desta forma, solicitamos ao Poder Executivo que atenda aos interesses da população, e que seja feita uma nova análise emergencial a fim de sanar todas as falhas supracitadas no transporte público municipal, pois é sabido por todos que tal sistema pode ser extinto através de um decreto emitido pelo Prefeito se o mesmo entender que tal mudança afetou a vida da população que utiliza o transporte coletivo de um modo negativo e não vem atendendo aos anseios e dificuldades da população.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 02/03/2016 ás 16:20:01.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b719e177222dccf2e8fa50bd4ee9c3ed.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 26261.