Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 857/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 15/12/2015

            O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora após  trâmites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal, para que através da Secretaria competente responda o que  segue:
       
01 – Quais as medidas que estão sendo tomadas com relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypti,  transmissor da dengue, do Zika vírus e também da febre Chikungunya, no município? 

Justificativa: 

Apontado como responsável pelo aumento de casos de microcefalia no país, o zika vírus infectou ao menos meio milhão de brasileiros neste ano, de acordo com a estimativa mais otimista do Ministério da Saúde,  a situação esta sendo considerada "gravíssima" de acordo com ministério da Saúde.
Segunda a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado o município de Guaíba conta com 05 agentes com conhecimento de campo, mas para uma busca ativa para  procedimento adotado diante um caso já confirmado de Dengue no município, são  necessários no  mínimo 25 agentes.
Segundo a divulgação da  Secretaria de Saúde de Guaíba,  de 23 a 27/11, os agentes fizeram o Levantamento Rápido de Índice de Infestação (Lira), vistoriando 22 bairros, 225 quarteirões e 6355 imóveis, entre residências, comércios e terrenos. O material coletado na amostragem foi enviado ao Laboratório Central do Estado(Lacen).
Divulgação esta,  que não confere com os dados cadastrados na 2º Coordenadoria Regional onde consta que foi vistoriada uma média de 1.200 imóveis não alcançando  o índice mínimo necessário que é em média 6.000 imóveis para  ter um diagnóstico confiável.
O município deveria no minimo disponibilizar novos agentes com treinamento teórico e prático, inclusive com aprendizado de coleta de larvas, tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue em nosso  município e a melhor atitude é combater os focos. E Guaíba existem  locais que são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 10/12/2015 ás 15:37:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 9dc5ddb6b5de3edc9e55c6b63d35b037.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 25589.