Câmara de Vereadores de Guaíba

PARECER JURÍDICO

PROCESSO : Projeto de Lei do Executivo n.º 102/2015
PROPONENTE : Executivo Municipal
     
PARECER : Nº 439/2015
REQUERENTE : Comissão de Constituição, Justiça e Redação

"Autoriza o Poder Público a outorgar a concessão dos próprios públicos para exploração comercial inserido no Projeto "Mercado Cultural Pedras Brancas"."

1. Relatório:

 Rsta Comissão soliticou parecer no que se refere a forma e legalidade do presente projeto, 

2. Parecer:

 Inicialmente e para encurtarmos distâncias é de se afirmar que a CF/88 e CERS/89 permitem que o prefeito municipal gerencie ou regulamente o uso dos bens públicos.

Inlcusive neste ano de 2015 houve alteração do art. 99 fda LOM para que a mesma ficasse mais adequada a realidade fática e legal, pois acrescentou figuras consagradas ao texto que anteriormente não havia contemplação, conforme se transcreve abaixo: 

Art. 99 O uso de bens municipais, por terceiros, só poderá ser feito mediante concessão, cessão, permissão e autorização de uso, a título precário, e por tempo determinado, conforme o interesse público o exigir, com prévia autorização do Legislativo. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 01/2015)

Portanto, não vício de iniciativa e nem ilegalidade na proposição trazida a apreciação desta Casa Legislativa. 

Conclusão:

Ante o exposto, em atendimento à solicitação de PARECER a Procuradoria OPINA pela regular tramitação do presente projeto, pois não há vício de iniciativa e nem de legalidade, mas o mérito do mesmo cabe o plenário desta Casa Legislativa em sua soberania..

É o parecer.

Guaíba, 09 de dezembro de 2015.

__________________________
Heitor de Abreu Oliveira
Procurador Jurídico



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Documento publicado digitalmente por em 09/12/2015 ás 14:34:21. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 29d1d99fb7956f9dd3ea75548edd1871.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 25500.