Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 845/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 08/12/2015

             O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora após  trâmites regimentais, para que responda o  segue:
01 Qual a possibilidade de alterar a Lei que INSTITUI O TÍTULO DE CIDADÃO GUAIBENSE, aumentando o número  de Guaibenses a serem  agraciados por ano? 

Justificativa

Histórias vêm se repetindo desde 2009 em Guaíba. Como a maioria dos partos são feitos em Porto Alegre, os guaibenses estão ficando raros.
Atualmente, bebês nascem no Pronto Atendimento, dentro de ambulância na estrada, dentro de viaturas da Brigada Militar e nos hospitais em Porto Alegre. Guaíba é uma cidade em que há mais de 06 anos os habitantes não nascem mais no Município onde moram seus pais, com raras exceções de famílias que têm plano de saúde e podem pagar hospital particular. É uma situação triste, constrangedora, uma ferida social aberta.
Mas pode parecer diferente, até charmoso, depende da maneira que cada um de nós encara a situação. O fato é que muitas pessoas que moram em cidades de pequeno porte, especialmente aquelas que não comportam uma maternidade, estão nascendo em Porto Alegre. Isso significa que o  cidadão  vem para  Guaíba e quando perguntam sua naturalidade, estufam o peito e respondem sou Porto-Alegrense, nasci na capital do Estado.
Também não descartamos  a possibilidade de ocorrer algum nascimento na cidade, desde que o município contrate parteiras, porque não.  Também isso não quer dizer que não possa ter nascimento aqui, pode ocorrer que nasça alguma criança de parto normal ou uma emergência, neste caso especifico, tomara que não.
Enfim, precisamos aumentar o numero de títulos de cidadão Guaibense, porque muitos destes que não estão nascendo em Guaiba e são muitos, certamente muitos deles receberão o merecido titulo, porque antes de nascer  enfrentar o transito, o içamento da ponte, e terem  a sorte da mãe conseguir um leito  para irem nascer em Porto Alegre já são uns vencedores.

 



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 03/12/2015 ás 12:49:44.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 54cc7176fac085c6e4dce9d49b1b2c63.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 25216.