Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 782/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Xandão e Ver. Antonio Sarrafo dos Santos PDT e PTB 17/11/2015

A Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente, solicita à Mesa Diretora, que após os tramites legais, realize uma sessão solene para homenagear a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Stringhini, Jessica Colvara Chacon, finalista do 3º Prémio RBS de Educação com o projeto “Diário: Um simples amigo de papel”, que incentiva o hábito da leitura.

Justificativa

A professora Jessica Colvara Chacon, atua como docente de Língua Portuguesa em escolas públicas desde o ano de 2006. Hoje Jessica é professara das turmas de ensino fundamental nas Escolas Municipais Zilá Paiva Rodrigues Jardim e Arlindo Stringhini. Nesta última desenvolve o projeto com as turmas do nono ano intitulado “Diário: Um simples amigo de papel”, finalista do 3º Prémio RBS de Educação, que atende cerca de 50 alunos, incentivando o hábito da leitura.

Jéssica conta que o projeto surgiu de uma conversa informal com os alunos no início do ano, onde confirmou a suspeita de que a grande maioria nas turmas do nono ano não tinha o hábito da leitura, nem mesmo retiravam livros na biblioteca escolar. Alguns confessaram que nunca haviam lido um livro por inteiro; então era preciso conquistá-los para o mundo mágico da literatura!

Dentre os diversos gêneros textuais, considerou os interesses da turma, sua faixa etária e apostou no trabalho com diários. Então pediu que eles  pesquisassem o que era um diário e seus diferentes tipos.

Jessica separou do acervo da biblioteca e do seu próprio acervo pessoal, todos os livros em forma de diário que poderiam ficar à disposição dos alunos.

Com a cópia da capa e contracapa de cada obra coladas em uma folha de papel color sete colorida, a professora fez um varal em sala de aula na altura em que os alunos pudessem ler e girar a folha para escolher qual das obras seria lida por eles.

As rodas de leitura ocorriam em aulas específicas para isso que aconteciam ao ar livre na pracinha ao lado da escola, no pátio, na sala de aula (pelo menos uma vez por semana durante os dois períodos de aula).

Além da leitura das obras, foi solicitada a participação em debates, interpretação de narrativas cinematográficas e a produção de um diário pessoal (fictício ou não) e a de um diário interativo.

Transformar as aulas de Língua Portuguesa em um encontro literário teve muitos aspectos positivos. Era o momento em que todos estavam lendo, compartilhando as suas experiências leitoras e isso estimulava aqueles que, se levassem o livro para casa, não leriam por iniciativa própria.

Tudo isso acabou estimulando o interesse para que todos pudessem anotar o nome dos livros apresentados por outro colega para futuras retiradas na biblioteca escolar. Ainda com o objetivo de aumentar a quantidade de estudantes leitores não só dos nonos anos, mas da escola como um todo.

Ampliando esse diálogo entre alunos e livros, outra expectativa é que mais estudantes se entreguem ao mundo das histórias, se associem à biblioteca e auxiliem no processo de formação de outros leitores. Jéssica acredita que ler e produzir diferentes tipos de diários tenha sido uma boa experiência para esses alunos e espera que a grande maioria tenha desenvolvido afeto pelos livros além de expandir seus conhecimentos.

Jessica é graduada em Letras pela PUCRS desde 2006. Fez especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS em 2009 e é Mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFRGS, 2012.



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Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
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Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
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Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JORGE VINICIUS KRASKIN PAVLAK em 12/11/2015 ás 16:07:05.
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