Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 339/2025 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alisson de Jesus PRD

O Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições legais, requer que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, informe o que segue:

  1. Existe planejamento oficial, projeto ou qualquer ação em andamento para melhorias na entrada da BR-116 que dá acesso à Rua Estrada Restinga/Estrada Municipal Elzo Jardim, via não pavimentada que leva à Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba?

  2. Há previsão de intervenção nas vias transversais que acessam a BR-116, que, após a obra de duplicação da rodovia, ficaram em desnível em relação à pista principal? Tal desnível tem causado sérios transtornos, especialmente para veículos de grande porte, como carretas, que frequentemente ficam presas ao tentarem cruzar ou acessar a rodovia, comprometendo o tráfego e a segurança da região.

Justificativa:

A via de acesso à penitenciária apresenta diversas deficiências que preocupam moradores e usuários, incluindo:

  • Falta de sinalização adequada, o que dificulta a circulação de veículos e aumenta o risco de acidentes;

  • Histórico de acidentes na região, como o ocorrido há cerca de 15 dias, quando viaturas da SUSEPE ficaram impossibilitadas de acessar o presídio;

  • Falta de infraestrutura condizente com o uso intenso da via, inclusive por veículos pesados, como caminhões e carretas de empresas que operam nas proximidades;

  • Cobrança de taxas urbanas, sem que os moradores usufruam de melhorias ou benefícios equivalentes à classificação não rural da localidade.

Evidente, pois, que a elevação do asfalto da BR-116 em relação às ruas transversais dificulta ainda mais o tráfego de veículos, provocando frequentes bloqueios de trânsito e aumentando o risco de acidentes e atrasos em serviços essenciais.

Veja-se que por se tratar de uma região estratégica, que abriga uma unidade prisional e é rota de empresas que movimentam equipamentos pesados, é imprescindível que o Executivo Municipal apresente esclarecimentos e, se possível, um cronograma de ações para sanar as deficiências apontadas.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALISSON DE JESUS DA SILVA:02064977090
30/04/2025 14:46:12
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ALISSON DE JESUS DA SILVA em 30/04/2025 ás 14:45:26.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2d2741dbda5d20cc156af01f7ffcc7a6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 230980.