Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 040/2025 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Miguel Crizel MDB 08/04/2025

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar denominação à Rua 2, via pública localizada no Bairro Jardim dos Lagos, Loteamento Altos do Lago.

Justificativa

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de homenagear Volmar Matias de Matos, nascido em onze de janeiro de mil novecentos e quarenta e nove, nascido em Júlio de Castilhos, seu pai João Batista de Matos, profissão eletricista na companhia elétrica CEEE, sua mãe Clecy Matias de Matos, do lar. Volmar era o segundo filho de seus pais, seus irmãos Eduardo Matias de Matos, João Batista Matias de Matos, Maria da Graça Matias de Matos e Vladimir Matias de Matos. Volmar era casado com Maria Jose dos Santos Lobo, Era gráfico aposentado. Deixou uma filha Cleciane de Matos Barboza, hoje com 45 anos. E filhos de criação, André Lobo, Andreia Lobo e Adriano Lobo. Morou por alguns anos no Rio de Janeiro com seu irmão Eduardo. Onde trabalhou no Jornal do Brasil, onde se apaixonou pela profissão.

Em 1978 Volmar, trabalhou no jornal O Guaíba, na cidade de Guaíba, na escola Conego Scherer ele teve uma tipografia, em uma das salas da escola. Em 1989 na escola do Premem, dava aula de Artes Gráficas, começou a ensinar a profissão, teve vários aprendizes. Após, trabalhou na Gráfica Aires, do Luís em frente à escola Nestor. Depois de alguns anos, colocou a Gráfica na rua Vinte de setembro, ao lado da lojas Lebes, juntamente com seu sócio Sr. Bandeira. Em mil novecentos e noventa abriu a sua própria gráfica, a Gráfica Matos na rua Goiás 495, no parque 35 em Guaíba. Também na escola Conego Scherer, prestou serviço com maquinas de xeros aos alunos.

Em 1991, aproximadamente, se converteu ao cristianismo na Igreja do Evangelho Quadrangular, juntamente com sua família. Ali aprendeu da palavra de Deus, por muitos anos congregou e foi levantado a missionário. Com o passar dos anos, congregou por alguns anos na Igreja Assembleia de Deus, assim também como congregou na Igreja Evangélica Pentecostal de Guaíba. Através de sua profissão realizou o jornal informativo, onde divulgava a agenda das igrejas, e os eventos e também tinha coluna com assunto da palavra de Deus de vários pastores.  Produzia outros trabalhos divulgando a palavra de Deus como evangelista. Era muito conhecido na cidade, tanto por sua profissão quanto por fazer missão em várias congregações, depois de aposentado, trabalhou em várias óticas de Guaíba. Pela profissão realizou diversos trabalhos com vários políticos da cidade. Fazia campanha política para aqueles que ele acreditava que iria trazer bons projetos para a cidade. Ele amava a sua cidade. Gostava de debater sobre política.

Amava escrever, amava ler a Bíblia e sobre qualquer assunto, amava ensinar a palavra de Deus na Escola Bíblica dominical. Matos teve vários sonhos em sua vida, um era ser gráfico, sua profissão por muitos anos, mas outro sonho era ser locutor de rádio. Por muitos anos teve horário nas rádios comunitárias de Guaíba. Uma das rádios comunitária que trabalhou foi do sr. Walter na Santa Rita. Ali ele levava cantores regional, e de outros lugares, entrevistava pastores, pastoras, a quem tivesse disposição para levar a palavra de Deus, teve ajuda de vários irmãos, pois como nada na vida conseguimos fazer as coisas sozinhos. Era lembrado pela sua locomoção que andava em Guaíba, sua motinho de baixa cilindrada, onde ia por todo o Guaíba, divulgando eventos, procurando patrocínios, divulgando a palavra de Deus. Amava ser chamado de seu Matos, amava sua família, amava a igreja em geral, tudo que era do Reino de Deus, amava a Jesus como seu único e suficiente salvador.

Para mim, sua filha que estou digitando a sua história, em poucas linhas, só tenho a agradecer a Deus, pelo pai que foi para mim e para meus irmãos, nos ensinou a importância de ler até bula de remédio, pois quanto mais ler, melhor iriamos falar e nossa mente iria estar sempre ativa. Como filha me ensinou os princípios básicos de gentileza, e principalmente me ensinou que nada importa na vida se não a família, que nada é maior que ter Jesus, que nada é melhor do que construir bons amigos, que nada é melhor do que servir. Meu pai foi um homem de Deus. Lutou muito na vida, não nos deixou bem financeiros, não foi um homem rico. Mas deixou um legado de vida que vale ouro. E acredito que ele com seu amor à cidade contribuiu com seu trabalho e como cidadão deixou uma pequena marca. E para mim deixou os melhores momentos em família, juntamente com minha mãe e irmãos fomos muitos felizes

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 27 de Março de 2025.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMIGUEL DUARTE CRIZEL:00930724062
27/03/2025 19:40:49
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por VINICIUS SOUZA SOARES em 27/03/2025 ás 19:40:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 51fddb142145d2fb4d561fc3158ca35e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 226959.