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O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue: Qual possibilidade de inclusão da disciplina de “Educação digital e mídias sociais” na grade curricular das escolas municipais do município, com foco em alfabetização digital, combate a desinformação e uso responsável da internet? Justificativa:Nos últimos anos, a sociedade tem vivenciado uma transformação digital crescente que impacta todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo a educação. A tecnologia e as mídias sociais são parte integrante da rotina das crianças e jovens, não apenas no lazer, mas também no processo de comunicação, construção de identidade e aprendizado. Ao incorporar a educação digital nas escolas, os alunos serão capacitados a utilizar as ferramentas digitais de forma crítica e ética, promovendo uma educação que dialoga com a realidade atual. A educação digital estimula o desenvolvimento do pensamento crítico ao desafiar os estudantes a questionar as informações que recebem, a distinguir fontes confiáveis e a reflexão sobre o impacto de suas ações no ambiente digital. Este processo contribui para a formação de indivíduos mais independentes, capazes de tomar decisões informadas e responsáveis em seu cotidiano. A disciplina também pode abordar questões de convivência online, como bullying digital, respeito à privacidade e à diversidade, criando uma cultura de inclusão e respeito dentro das plataformas digitais. Além disso, com a orientação adequada, os alunos terão a oportunidade de utilizar as mídias sociais de forma construtiva, colaborativa e educativa. Portanto, a implementação dessa disciplina na série curricular é uma medida estratégica e necessária para que as escolas municipais de Guaíba cumpram seu papel de formar cidadãos constituídos, responsáveis e aptos a interagir de maneira saudável e construtiva. Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:![]() 13/02/2025 18:00:17
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Documento publicado digitalmente por TATIANA LIMA SOARES LUMERTZ em 13/02/2025 ás 15:23:37.
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