Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 051/2025 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 04/02/2025

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Em relação às obras de desassoreamento, questiono:

01 – Com relação ao programa Desassorear RS em Guaíba, que destinou recursos para a realização dessas obras, qual o valor enviado pelo Estado para Guaíba?

02 – Haverá alguma contrapartida por parte do Executivo Municipal para a realização dos serviços?

03 – O serviço que está sendo realizado na Avenida Ivo Lessa, bem como no valo às margens da Avenida Perimetral, além do desassoreamento, está contemplando o alargamento do conduto?

04 – Qual o engenheiro responsável por estas obras de desassoreamento?

05 – Quais medidas a Prefeitura pode adotar para fiscalizar e coibir o descarte irregular de entulhos e restos de obras no valo, onde há relatos e registros de moradores despejando materiais de construção no local (conforme vídeo em anexo)? E qual setor é o responsável por está fiscalização?

Justificativa:

O desassoreamento dos valos e canais de drenagem é uma ação fundamental para garantir o escoamento adequado da água, e prevenir alagamentos e transtornos à população. No entanto, é essencial que haja clareza sobre os recursos destinados para essa finalidade e sobre a participação do Executivo Municipal na execução dessas obras.

Além disso, há questionamentos sobre a abrangência dos serviços, especialmente quanto ao alargamento do conduto, que pode contribuir significativamente para a melhoria da vazão e redução dos impactos das chuvas intensas. Outro ponto crítico é o descarte irregular de entulhos e restos de obras no valo, prática que compromete a eficiência da drenagem e pode anular os benefícios do desassoreamento realizado. Diante disso, é imprescindível que a Prefeitura implemente ações de fiscalização eficazes e determine o setor responsável por essa atividade, garantindo que medidas sejam adotadas para evitar novas obstruções.

Diante disso reforçamos a necessidade de esclarecimentos e providências para assegurar que as obras sejam eficazes e duradouras, beneficiando toda a população.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
30/01/2025 19:57:39
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
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Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
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Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 30/01/2025 ás 19:57:18.
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