Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 562/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do Cidadania CIDADANIA 08/09/2015

O vereador que abaixo subscreve, requer a Mesa Diretora que, após tramitação  regimental, seja solicitadas informações ao PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE SERVIÇO DE TISIOLOGIA US  e ao Executivo Municipal  para que através da secretaria competente responda o que segue.
01 – QUAL  A ESTATÍSTICA ATUAL COM RELAÇÃO A TUBERCULOSE E A  AIDS EM NOSSO MUNICÍPIO?
02- O QUE ESTA SENDO FEITO PELO MUNICÍPIO PARA A PREVENÇÃO?

Justificativa:

Em 2014 de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, Guaíba era  a terceira cidade do Rio Grande do Sul em incidência de tuberculose (número de casos por 100 mil habitantes).
  Estava sendo considerada  um caso sério de Saúde Pública, de acordo com as estatísticas, em 2009, Guaíba estava na sétima posição no ranking de incidência da doença no Estado, já em  2013, ficou na terceira posição, com 87 casos confirmados.
Guaíba também aparecia na terceira posição em incidência de Aids entre as 496 cidades gaúchas.
   Em todo o Estado a atenção nestes casos tem  prioridade, porque  um dos maiores problemas enfrentados para não alcançar a cura é o abandono do tratamento, que tem duração de seis meses a um ano.
    Guaíba como outros municípios também cancelou o desfile de 20 de setembro para evitar  a doença do mormo que é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, e poderá ser transmitida para humanos,  embora  que, não tenhamos nem um caso em nossa região, como forma de prevenção é valida a atitude.
    Mas no caso da tuberculose e AIDS que caso é real em Guaíba tem menos repercussão  e campanhas de prevenção, no caso da tuberculose que pode ser  transmitida pelo ar, Guaíba passou e esta  passando por grandes transformações,  grandes obras, muitos gente chegando é importante um amplo trabalho preventivo nos lugares com pouca ventilação e grande concentração de pessoas que favorecem a transmissão da doença.
    Os  Guaibenses  precisam conhecer as estatísticas para se prevenir, tomar mais cuidado e isto  só vai acontecer se todos tomarem conhecimento da realidade que enfrentamos.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 01/09/2015 ás 17:59:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c14e9e9a7000fa2118618e94526ef0f5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 21736.