Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 437/2024 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. João Collares PDT 29/10/2024

O Vereador Dr. João Collares (PDT), por meio do presente, amparado no Regimento Interno desta Egrégia Casa, solicita informações ao Executivo Municipal, conforme segue:
1. Qual a possibilidade de reorganizar a entrada de crianças no Pronto Atendimento do município, separando-a da entrada dos adultos?
2. Quais são as medidas que o município está adotando para garantir que as crianças recebam atendimento especializado e prioritário em situações de emergência?
3. Há previsão de investimentos ou adaptações na estrutura do Pronto Atendimento para criar um espaço mais adequado e seguro para o atendimento de crianças?

Justificativa:

As unidades de pronto atendimento, devido ao caráter de urgência e emergência, costumam ser espaços permeados por tensão e estresse, afetando pacientes, familiares e profissionais de saúde. A entrada na área de urgência é marcada por incertezas sobre o estado de saúde, gerando sentimentos de angústia, desespero e desamparo, vivenciados de forma distinta por adultos e crianças. Diante desse cenário, a separação entre adultos e crianças se torna crucial, especialmente em momentos tão críticos e emocionalmente carregados.
As crianças, por terem necessidades físicas e psicossociais únicas, demandam cuidados especiais, especialmente em situações emergenciais. A ausência de uma estrutura adequada para separação e atendimento especializado pode agravar o risco para esses pacientes mais vulneráveis, quando o tempo de resposta e os cuidados médicos imediatos são determinantes para sua saúde.
Além disso, a criação de um ambiente mais calmo e acolhedor para as crianças e seus responsáveis pode minimizar os efeitos psicológicos do atendimento de urgência, reduzindo o estresse e proporcionando uma experiência mais humanizada.
Para tanto, convido os nobres pares para aprovar essa importante proposição. 

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilJOAO FRANCISCO DE ASSIS COLARES PERES:19940424000
24/10/2024 20:01:48
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CIBELE PRATES DA COSTA DA TRINDADE em 24/10/2024 ás 19:54:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5df20b317b9ad99a59752e256a558d54.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 214998.