Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 535/2015 ESPÉCIE: Indicação

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 01/09/2015

A Vereadora que esta subscreve, solicita à mesa diretora que após os trâmites legais, envie correspondência ao Executivo Municipal na qual indica que seja analisado o Projeto de Lei em anexo com a finalidade de incluir no calendário do Município o mês "Outubro Rosa". 

Justificativa

O presente projeto de Lei em anexo tem como objetivo institui o Mês Outubro Rosa tem o intuito de dedicar no decorrer do referido mês ações preventivas à integridade da saúde da Mulher. O projeto aqui apresentado está embasado na Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008 e no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, de 2005. Ressalto ao plenário que o município pelo segundo ano consecutivo realiza ações referentes ao Outubro Rosa, entretanto, as mesmas não estão regulamentadas como política pública. 

Segundo o site oficial do evento no Brasil, o movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas e, posteriormente, com aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A comemoração efetiva começou em 1997, no país, quando foi denominada Outubro Rosa. Conforme aponta o site Pink October, inicialmente as cidades enfeitavam-se com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, e depois surgiram outras ações como corridas e desfiles de modas com sobreviventes de câncer de mama, entre outras.

Hoje, o movimento é realizado em vários países ao redor do mundo e durante todo o mês de outubro o laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, ganha visibilidade mundial e diversas ações, como mutirões de mamografias e divulgação das causas do câncer, são realizadas em prol do diagnóstico precoce da doença.

O Mês do Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama e divulgar os direitos que asseguram a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS; mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada, incentivando-se a instalação de iluminação cor-de-rosa na parte externa de estabelecimentos de saúde, dentre outros de relevante importância e grande fluxo de pessoas, bem como a utilização do laço cor-de-rosa como símbolo da campanha.

Guaíba, 25 de agosto de 2015.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 25/08/2015 ás 13:26:22.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f496772837279313cd0eb571f63d05c4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 21454.