Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 097/2024 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Graciano PSD 22/10/2024

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de conceder o Titulo de Cidadão Emérito ao Sr. Fábio Santiago Giribone Malcorra.

Fabio Santiago GiriboneMalcorra , nascido em 1978, natural de Rosário do sul (RS) terra das areias brancas e da Serra do Caverá. Veio para Guaiba em 2006,  cidade do Berço da Revolução Farroupilha. onde construi sua familia juntamente com sua esposa Juliana Luiza Lunardelli Malcorra, fruto dessa relação os filhos: Bernardo Lunardelli Malcorra, Bento Lunardelli Malcorra e Martina Lunardelli Malcorra
Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, também Técnico em Agropecuária Especialista em Administração Rural pelo Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul RS. Foi gerente do grupo AmBev durante 17 anos..
Atualmente  representa o personagem Gomes Jardim na Peça: Do Cipreste ao Piratini.
Vencedor de diversos festivais , ganhador do Prêmio Vitor Mateus como melhor declamador do ano, 

Tem na Poesia Gaúcha um sentimento muito especial, pelo encontro com as imagens do campo, da vida, e de tudo aquilo que sempre vivenciou desde a sua infância, nela também identifica a simplicidade e autenticidade do povo que tem amor a suas tradições e honra sua identidade.

Como declamador premiado em diversos rodeios no estado do Rio Grande do sul e Santa Catarina, como Rodeio Internacional de Charqueadas, Campereada Internacional de Santana do Livramento, Campereada Internacional do Alegrete, varias edições do Rodeio Cultural do CTG Presilha do Pago, Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul, Rodeio Crioulo Estadual de Triunfo, Rodeio Internacional do CTG Os Praianos de São José em Santa Catarina, Festa Cultural e Rodeio Internacional do MERCOSUL, FEGAES Festival Gaúcho Estadual Estudantil entre muitos outros.

Interprete premiado em diversos festivais de poesia no estado entre eles, Tropeada do Poema Gauchesco da Vacaria, Poesias Gaúchas Querência Amada de Rolante, Pealo da Poesia Campeira do Alegrete, Bivaque da Poesia Gaúcha de Campo Bom, Esteio da Poesia Gaúcha, Carreteada da Canção e Poesia de Santa Maria, Colheita de Versos de Santa Catarina, Garimpo da Poesia de São José do Ouro, Festival Unidos pela Tradição de Tapejara, Festival Ovino e Vinho de Santana do Livramento, Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, vencedor do 1º Festival da Estância da Poesia Crioula,entre outros. Com trabalhos gravados em CDs de festivais do estado como 3ª e 4ª Tertúlia da Poesia, Tropeada da Poesia Crioula, entre outros. Também com diversos trabalhos poéticos em parceria com poetas do Rio Grande do Sul.

Reconhecido pelo Prêmio Trajetórias Culturais no ano de 2021, pela sua contribuição a Arte e a cultura Gaúcha.

Membro da comissão avaliadora das manifestações Individuais do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG e da CBTG, atuando como avaliador em importantes concursos, Festivais e Rodeios no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre eles o ENART-RS, FECART-SC e o FEGAMS no Mato Grosso.

Campeão do ENART – Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, na edição de 2009;

Vice Campeão do ENART nas edições de 2004 e 2008 e terceiro colocado no ENART no ano de 2005;

Juntamente com o Grande Poeta Guaibense Mario Terres lançaram os Livros “Do Nosso Rincão” e “Entre Prosas e Versos” como um importante registro da poesia crioula simples que habita o mais puro sentimento da nossa gente.

Premiado como Melhor Declamador do Ano pelo Blog Ronda dos Festivais em 2021. 

Como ator, participa do espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”,por vários anos, interpretando o líder Farroupilha Gomes Jardim na tomada de Porto Alegre na noite de 19 de setembro de 1835.

Em 2020 representou o Brasil no Festival Internacional de Declamadores, Payadores e Poetas organizado pela Associação Folclórica Latino Americana AFLA e San Lorenzo – Paraguai.

Foi apresentador do programa “A Hora do Verso” pela RádioRegional.net, com a proposta de resgatar a arte declamatória, a obra e o legado dos poetas e declamadores de todos os tempos,destacando e divulgando a Poesia e a cultura do Rio Grande do Sul. 

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 17 de Outubro de 2024.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilGRACIANO BRUM PEREIRA:97736171068
17/10/2024 14:22:36
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por AMANDA DE VARGAS GAMA em 17/10/2024 ás 14:21:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 51cb91abe7390ebe40e22d68c27a32c4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 214293.