Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 309/2024 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 20/08/2024

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  1. Qual é o número atual de médicos e suas respectivas especialidades que estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do nosso município?
  2. Quantos psicólogos estão atualmente atuando em nosso município, e qual é a média de atendimentos semanais realizados por esses profissionais?

Justificativa:

Estamos realizando este questionamento ao Executivo Municipal devido à importância de garantir que a população de Guaíba tenha acesso a um atendimento médico de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Conhecer o quadro efetivo de médicos e suas especialidades é essencial para avaliar se a oferta de serviços de saúde está alinhada com as necessidades da comunidade, especialmente em um momento em que a demanda por atendimento pode ter aumentado em função das recentes enchentes e seus impactos na saúde pública.

A transparência em relação à distribuição dos profissionais de saúde também permite identificar possíveis lacunas no atendimento e, assim, promover a alocação adequada de recursos e pessoal. Sem essa informação detalhada, torna-se difícil planejar ações que possam melhorar o acesso aos serviços de saúde, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade do atendimento prestado. A população precisa ter a segurança de que, ao buscar atendimento, encontrará profissionais capacitados e especializados para atender às suas necessidades.

A quantidade de psicólogos e quantidade de atendimentos destes profissionais da saúde mental é vital, especialmente em tempos de crise, como o que estamos vivendo, onde o estresse e o trauma gerados pelos últimos acontecimentos em nosso município aumentam significativamente a necessidade de apoio psicológico. Saber se a quantidade de psicólogos é suficiente para atender à demanda crescente é fundamental para garantir que os moradores tenham acesso ao suporte emocional necessário.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
15/08/2024 19:57:04
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 15/08/2024 ás 19:56:50.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2c678dfdf6c338cc4434740e892d9781.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 208756.