Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 452/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Paula Almeida PSD 04/08/2015

O Vereador que este subscreve, solicita à Mesa Diretora, que após os tramites legais, envie correspondência a Fepam, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS, ( Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS) para que informe o que segue:

Seria possível o envio de relatório da qualidade do ar dos últimos seis meses da REDE AUTOMÁTICA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR (AR DO SUL) - UNIDADE GUAÍBA?

Justificativa

A implantação e operação da Rede AR DO SUL é parte das ações do Programa para o Desenvolvimento Racional, Recuperação e Gerenciamento Ambiental da Região Hidrográfica do Guaíba, e prevê a atividade de monitoramento contínuo do ar atmosférico. Foram instaladas estações fixas, que se constituem, cada uma delas, de um container dotado de equipamentos de análise, necessários e inerentes à sua área de abrangência, e mais estação móvel (trailer rebocável) para deslocamento aos locais de interesse não previstos pelas fixas. Com o decorrer dos anos, foram sendo incorporadas à Rede Ar do Sul novas estações de monitoramento automático da qualidade do ar pertencentes às indústrias, que tiveram que adquirir tais estações por força de condicionantes de seus licenciamentos ambientais.

Os dados de concentração gerados, periodicamente, de Material Particulado Inalável (PI10), Dióxido de Enxofre(SO2), Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Ozônio (O3), bem como os parâmetros meteorológicos de Direção do Vento (DV), Velocidade do Vento (VV), Temperatura (T), Umidade Relativa (UR), Pressão Atmosférica (P), Radiação Total (R) e Ultra Violeta (UVA), são enviados, via on line, para a Central de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar, na sede da FEPAM. Os parâmetros meteorológicos armazenados serão periodicamente utilizados na modelagem da dispersão de poluentes atmosféricos.

Em 2 de julho de 2014, o site da Rádio Gaúcha anunciava: "Na manhã desta quarta-feira (02), a empresa Celulose Riograndense, em Guaíba, inaugurou uma nova estação para monitorar a qualidade do ar na região. Com investimento de R$ 1 milhão, o equipamento vai medir em tempo real a concentração de poluentes. Até o fim do mês, os dados coletados no local estarão disponibilizados no site da Fepam."

Em virtude de várias manifestações ocorridas recentemente em relação aos vazamentos ocorridos na fábricas, e ao odor que tem sido sentido frequentemente, a falta de informações precisas, confiáveis e corretas tem acarretado uma série de comentários e manifestações que geram insegurança na população de nossa Cidade. 

Necessitamos saber o que realmente esse odor e esses vazamentos  acarretaram de prejuízo real ao nosso meio ambiente, não permitindo que se gere uma série de verdades inventadas. O compromisso de todos nós tem que ser com a verdade, para que as medidas necessárias sejam tomadas. Esse dispositivo de monitoramento do ar com certeza é muito importante para que se chegue a essa verdade real, por isso se requer o relatório dos últimos seis meses de funcionamento do aparelho.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 29/07/2015 ás 10:54:57.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8c7168a3e824dbdcf6f4908384a390ac.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 20648.