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O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue: Em relação ao Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, realizamos alguns requerimentos, sendo o último deles a Proposição n.º 672/2023, entretanto mesmo tendo se passado meses do fim do prazo que o Executivo teria para nos responder, até o presente momento ainda não obtivemos nenhum retorno do mesmo. Deste modo, reiteramos alguns questionamos, bem como acrescentamos outros pedidos de esclarecimentos, conforme segue: 1 - No ano de 2022 qual foi o gasto total com pagamentos de contratos para credenciados pelo Consórcio? Solicito a listagem com os nomes dos produtores culturais e oficineiros (todas as subcategorias) contratados, com os respectivos valores, relatórios enviados ao consórcio para comprovação de horas trabalhadas e atividade que exerceu. 2 - No ano de 2023 qual foi o gasto total com pagamentos de contratos para credenciados pelo Consórcio? Solicito a listagem com os nomes dos produtores culturais e oficineiros (todas as subcategorias) contratados, com os respectivos valores pagos a cada um, relatórios enviados ao consórcio para comprovação de horas trabalhadas e atividade que exerceu. 3 - No ano de 2024 qual foi o gasto total até o presente momento com pagamentos de contratos para credenciados pelo Consórcio? Solicito a listagem com os nomes dos produtores culturais e oficineiros (todas as subcategorias) contratados, com os respectivos valores, relatórios enviados ao consórcio para comprovação de horas trabalhadas e atividade que exerceu. 3 - Referente à transparência com os valores pagos a empresas contratadas através dos credenciados pelo Consórcio, solicitamos o envio do acesso direto no portal/site da Prefeitura para que se possa ter acesso aos contratos, valores e serviço prestado, considerando que hoje o acesso é confuso e não trás a transparência necessária a quem interessar a consulta, bem como se tem informações de valores “excessivos” e se faz necessária a analise mais criteriosa para verificar se o valor atribuído ao contrato realmente condiz com o serviço e carga horária de trabalho realizado pelo contratado. 4 - Como o município fiscaliza as horas trabalhadas pelos contratados? Existe alguma maneira eficaz de ter a certeza de que as horas trabalhadas indicadas em relatórios foram fielmente executadas? 5 – Quem é o responsável pelo gerenciamento destes contratos? Solicito relação de todos os contratos nominalmente e secretaria onde estão lotados estes contratos. 6 - Quais são os critérios utilizados para a seleção e contratação dos produtores culturais e oficineiros? Existe algum tipo de processo seletivo ou chamada pública? 7 - Existe algum mecanismo de avaliação de desempenho para os produtores culturais e oficineiros contratados? Se sim, como é realizado esse processo e quais são os critérios avaliados? 8 - Qual é o procedimento adotado pela Prefeitura Municipal em casos de descumprimento de contrato por parte dos produtores culturais e oficineiros? Quais são as sanções aplicáveis? 9 - Quais foram os principais eventos ou projetos culturais realizados pelos produtores culturais pagos através do Consórcio Centro-Sul nos anos de 2022, 2023 e 2024? Solicito um relatório detalhado com a descrição das atividades, público alcançado e resultados obtidos. Justificativa:Mais uma vez realizamos estes questionamentos ao Executivo Municipal com o intuito de garantir maior transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos destinados ao Consórcio Intermunicipal Centro-Sul. Solicitamos esclarecimentos sobre os gastos com pagamentos de contratos, os mecanismos de fiscalização das horas trabalhadas, os critérios de seleção e contratação, entre outros. Essas informações são essenciais para assegurar que os recursos sejam utilizados de forma adequada e que os serviços prestados estejam alinhados com os interesses da população. No dia 11 de outubro de 2023, fomos até o município de Camaquã e estivemos reunidos com a Diretoria do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, buscando informações para entender melhor sobre os contratados que vêm prestando serviços para Guaíba em diversos segmentos. Há muito tempo questionamos a transparência e os gastos, mas nada nos é passado de maneira clara. Ainda temos requerimentos do ano de 2022 sem resposta. A falta de esclarecimentos é preocupante. Diversas pessoas que prestam serviços no município fazem parte da listagem de credenciados, muitas vezes recebendo altos valores sem a devida transparência quanto à atividade exercida e à carga horária comprovada. Em nossa visita, fomos informados que o valor é pago por hora de trabalho e que quem paga é o município, mediante apresentação de relatório. Portanto, é crucial que tenhamos acesso a esses relatórios para fins de fiscalização do dinheiro público. Nós vereadores temos em nossas funções, a responsabilidade de fiscalizar, surge o questionamento: como fiscalizar se as informações e questionamentos são difíceis de obter? É preciso maior transparência na gestão pública, para que possamos identificar possíveis irregularidades, garantir a correta aplicação dos recursos e propor melhorias nos processos administrativos. Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:![]() 04/07/2024 18:31:51
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Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 04/07/2024 ás 18:31:39.
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Adendo proposto por Proponente
Encaminhar resposta para o MP.
16/07/2024
Aprovado com Adendo por maioria
16/07/2024