Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 225/2024 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Tiago Green CIDADANIA 02/07/2024

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

1. Quais são os critérios utilizados para determinar a insalubridade e periculosidade das atividades desempenhadas pelos psicólogos e assistentes sociais nos CAPS Viver, CAPS IJ e CAPS AD?
2. O Município tem planos para implementar o pagamento de insalubridade e periculosidade para os psicólogos e assistentes sociais que atuam nos CAPS Viver, CAPS IJ e CAPS AD?

Justificativa:

 Atualmente, há uma necessidade urgente de reavaliar as condições de trabalho dos psicólogos e assistentes sociais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses profissionais enfrentam diariamente situações que podem envolver exposição a agentes nocivos à saúde e riscos ocupacionais elevados, devido ao trabalho direto com pacientes em sofrimento psíquico.
Os Laudos Técnicos atualmente em vigor não contemplam adequadamente as realidades e riscos específicos desses profissionais, uma vez que a legislação municipal vigente é desatualizada. A criação de novos cargos reforça a necessidade de uma reavaliação urgente.
Ademais, a contratação de uma empresa especializada para realizar uma nova avaliação das condições de trabalho, através de um processo licitatório transparente, é essencial para garantir que os psicólogos e assistentes sociais do CAPS tenham seus direitos respeitados e trabalharem em um ambiente seguro. Esta ação também atenderá às orientações do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que recomenda a revisão periódica dos Laudos Técnicos.
Neste sentido, solicita-se ao Executivo que tome as medidas necessárias para contratar uma empresa especializada para a realização dos novos Laudos Técnicos de insalubridade e periculosidade, focando especialmente nos psicólogos e assistentes sociais que atuam no CAPS, garantindo assim a saúde e segurança desses profissionais essenciais para a saúde pública do município.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilTIAGO LUIS ARGENTON GREEN:91350573000
27/06/2024 18:44:02
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por SCHEILA SILVA BASSUALDO em 27/06/2024 ás 18:43:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e38789091f2e34fd7f8f76827df9fcdf.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 204106.

Adendo proposto por Ver. Alex Medeiros

Requer contratação de uma empresa para fazer o laudo ténico sobre insalubridade e periculosidade.


09/07/2024

Aprovado com Adendo por unanimidade
09/07/2024