Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 221/2024 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 02/07/2024

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Referente aos animais resgatados na enchente do mês de maio, questiono:

  1. Quantos foram resgatados e alojados nos abrigos e quantos ainda se encontram em situação de abrigo?
  2. Quais foram às medidas tomadas para que estes animais conseguissem encontrar seus donos e quais serão as medidas adotadas para os que ainda precisam encontrar? Bem como quais as medidas tomadas para os que precisarem de um lar adotivo? Existe um planejamento para estes animais?
  3. Qual a possibilidade de criação de um abrigo de animais com capacidade para mais de 300 animais, ou que abrigue grande quantidade, já preparados com casas e itens essenciais para estadia digna?
  4. Qual a quantidade de ração, acessórios e demais itens para os animais foram recebidos pelo Governo municipal advindos de doações e de que forma ocorreu e está ocorrendo à distribuição?
  5. Aqueles animais que retornam aos seus lares podem continuar recebendo ração por um período ou enquanto durar o estoque, considerando que vieram de doações e que muitas famílias irão passar por dificuldades financeiras por longos períodos?

Justificativa:

O intuito deste requerimento é para obter informações detalhadas e transparentes sobre as ações e medidas adotadas pelo Governo Municipal em relação aos animais resgatados durante a enchente ocorrida no mês de maio. É essencial saber quantos animais foram resgatados e alojados nos abrigos e quantos ainda se encontram em situação de abrigo para avaliar a eficiência das operações de resgate e a capacidade dos abrigos. Além disso, compreender as estratégias utilizadas para reunir os animais com seus donos e os planos para aqueles que ainda não encontraram suas famílias, ou que necessitam de um novo lar, é fundamental para assegurar que todos os animais recebam o cuidado e o apoio necessários.

A possibilidade de criação de um abrigo de grande capacidade, equipado com infraestrutura adequada, para garantir que todos os animais resgatados ou necessitados de abrigo temporário tenham um local apropriado para viver enquanto aguardam adoção ou reunificação com suas famílias, é extremamente importante, frente ao cenário que estamos enfrentando em nosso estado.

Questionamos também o Executivo Municipal referente à quantidade de ração, acessórios e demais itens recebidos pelo Governo Municipal advindos de doações e como esses recursos estão sendo distribuídos, pois o que se espera é que todas as doações tenham sido e sejam utilizadas de maneira eficiente e cheguem aos animais que mais precisam.

A possibilidade do Executivo de continuar fornecendo ração para os animais que retornaram aos seus lares ajudaria a aliviar o fardo financeiro das famílias afetadas pela enchente, garantindo que possam cuidar adequadamente de seus animais de estimação durante o período de recuperação, pois muitos não possuem nem dinheiro para comprar a própria comida, quando muito alimento para o seu Pet, por isso, se as doações continuassem ajudaria muito nossos munícipes.

Obter essas informações é essencial para garantir maior transparência, bem como para assegurar que os animais resgatados recebam o cuidado e a assistência necessários. Além disso, as respostas a essas perguntas permitirão identificar possíveis melhorias nas operações de resgate e abrigo, beneficiando tanto os animais quanto as famílias afetadas pela enchente.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
26/06/2024 19:28:19
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 26/06/2024 ás 19:27:57.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 40c294fd40745cdef00bf33aa5ff122e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 203957.