Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 177/2024 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 04/06/2024

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Em razão da enchente do mês de maio que, segundo números oficiais divulgados pelo município, deixou mais de 30 mil desabrigados, questiono:

  1. Caso os bairros da nossa cidade venham a passar por esta situação de enchente ou qualquer outra que se faça necessária a evacuação, o município já tem um plano de ação para que as pessoas sejam de imediato abrigadas de maneira ordenada e humanizada?
  2. Haverá um estoque de colchões, um dos itens que mais fez falta para acomodação de maneira digna nos abrigos?
  3. Quais as medidas futuras o Executivo utilizará como forma de apoio e ajuda para que todos os afetados consigam se reestruturar novamente?

Justificativa:

Dada a gravidade dos eventos e o impacto significativo na vida dos cidadãos de Guaíba, é imprescindível que medidas adequadas e eficazes sejam planejadas e implementadas para futuras situações de emergência.

Caso os bairros da nossa cidade venham a passar por esta situação de enchente ou qualquer outra que se faça necessária a evacuação, o município precisa ter um plano de ação para que as pessoas sejam de imediato abrigadas. A formulação de um plano de ação bem estruturado é fundamental para garantir que todos os cidadãos afetados sejam retirados das áreas de risco de maneira eficiente e acolhedora, minimizando o impacto emocional e físico causado por tais desastres.

Além disso, a disponibilidade de colchões e outros itens essenciais é crucial para assegurar que os abrigos possam oferecer um mínimo de conforto e dignidade às pessoas desabrigadas, promovendo um ambiente mais humano e solidário, nesta enchente nos primeiros dias as pessoas não tinham nem onde sentar, muito menos um colchão para deitar.

Além disso, questionamos quais as medidas futuras o Executivo utilizará como forma de apoio e ajuda para que todos os afetados consigam se reestruturar novamente o mais rápido possível. É vital que, além das medidas imediatas de evacuação e abrigo, haja um plano de longo prazo para ajudar as famílias e indivíduos a se reerguerem após a tragédia, garantindo suporte psicológico, material e financeiro conforme necessário.

Nosso intuito com estes questionamentos é contribuir para a elaboração de um plano de ação abrangente e eficaz, para minimizar o máximo possível o sofrimento da nossa população.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
29/05/2024 19:51:38
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 29/05/2024 ás 19:51:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a213368c5efe6b59217b0130e2f44c1c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 202183.