Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 021/2024 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Marmotha Solidariedade 05/03/2024

O presente Projeto de Lei tem como finalidade denominar "Praça Mirna Didio" a praça localizada entre as ruas: Dona Lucy e rua César Verdi, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Biografia de EVA MIRNA DIDIO DE SOUZA

MIRNA DIDIO, como gostava de ser chamada, nasceu em 23/05/1936 e faleceu aos 80 anos de idade, em 14/06/2016. Era descendente de alemães e franceses que migraram para a cidade de Barra do Ribeiro, onde nasceu. Estudou no Grupo Escolar e Colégio das Irmãs.

Foi casada por 53 anos com Lauro Santos de Souza e desta união tiveram cinco filhos: Marla Leandra Didio de Souza, Mariene Didio de Souza, Marlise Didio de Souza, Maritza Didio de Souza e Laureano Eduardo Didio de Souza. e dois netos Paula Leandra Braga e Lucas Didio

Mudaram para Guaíba em 1978, para o Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Neste bairro, em meados dos anos 80, Mirna Didio, mesmo trabalhando muito como costureira e com vendas para ajudar a criar os filhos, sempre foi muito participativa e atenta aos problemas da sociedade como um tudo.

Esse olhar a fez inicialmente participar do Círculo de Pais e mestres da Escola Dr. Carlos Augusto de Moura e Cunha. Para arrecadar ajuda financeira para a escola, ela organizava com os demais pais jantares para arrecadar dinheiro para as obras de manutenção da escola. Também buscava ajuda com as empresas da cidade, bem como por volta de 1986 teve a ideia e desenvolveu junto com outros pais de alunos o Grupo de Escoteiros Pedras Brancas. Seus filhos participaram ativamente como líderes de grupo e ela inclusive criou até mesmo o design do lenço usado pelos escoteiros e na época ela os confeccionou.

O Grupo de escoteiros foi um lindo e exemplar trabalho, envolveu muitos alunos da escola, os pais e a comunidade, pois eram realizadas a busca de recursos para acampamentos, suprimentos, construção de sede através de gincanas, rifas, almoços e jantares. Muitas crianças tiveram esta maravilhosa experiência em suas vidas, um diferencial, a oportunidade de participar de algo grande. Tudo pelo trabalho de liderança dela e de outros pais que foram companheiros nesta grande aventura.

Outro feito da Mirna em meados de 1980 foi de ser professora de corte de costura no Clube de Mães do Bairro Fátima, do qual participava ativamente. Estas aulas eram gratuitas e ajudavam muitas mulheres a terem profissão e conseguirem a própria independência financeira. Para manter financeiramente o espaço e despesas do Clube de Mães, ela e as demais participantes realizavam chás da tarde.

Outrossim, Mirna foi Diretora da Associação do Bairro Nossa Senhora de Fátima, por anos, nas décadas de 80/90. Neste trabalho em conjunto com outros casais de moradores do bairro, ela com sua liderança fez contatos com profissionais e desenvolveu um trabalho excepcional junto a comunidade. De verdadeiro enriquecimento cultural para todos.

Em épocas difíceis, um bairro onde a maioria das crianças não teriam acesso a cursos, ela conseguiu trazer para os associados a Professora Lycia, referência
em Ballet e Jazz, para dar aulas de danças e cultura gaúcha, o conhecido Professor Marcos, trouxe para os meninos e meninas aulas de artes marciais, o Shorinji Kempo, aulas de aeróbica, alongamento, curso de Modelo e passarela e muitos outros. O envolvimento e desenvolvimento das crianças, dos adultos e idosos em um ambiente sadio e familiar.

A mesma realizava jantares temáticos, de casais, de mulheres, para arrecadar dinheiro para manutenção da associação que oferecia o espaço para os moradores realizarem festas, casamentos, aniversários. Havia um ambiente saudável e de união que as crianças ficavam muito longe do mundo das drogas e em pleno desenvolvimento do corpo e da mente nas horas livres. Havia inclusive uma sorveteria no prédio da sede para as crianças terem ambiente agradável. Tudo isso liderado com excelência pela Mirna, que inclusive conseguia ajuda e parceira de empresas para manter a associação.

A generosidade e a sua prestatividade em relação aos vizinhos sempre esteve muito presente. Muitos pais deixavam seus filhos para ir trabalhar sob os cuidados dela, sem custo, apenas para ajudá-los a se recolocar no mercado de trabalho.

Mirna sempre teve olhar diferenciado para a causa animal e nunca deixou de levar para casa animais abandonados e sempre lutou contra injustiças e maus tratos aos animais.
Mirna fazia amizade por onde passava e sempre foi requisitada para ajudar os vizinhos pois tinha grande talento com trabalhos manuais, costura, tricô, e em especial para cozinhar. Assim, ajudava sempre arrumando alguém para um concurso de beleza, de escola, fazendo bolo de aniversário para doar, doces.

O auxílio era certo. Era comum os amigos acabarem sendo “adotados” por ela, muitos a chamavam de “segunda mãe”.

Entrou para Igreja Adventista no ano de 2003 e passou a ajudar nos trabalhos comunitários da Igreja.
Seu maior diferencial era a alegria de viver, sua risada era inconfundível. Pessoa, doce, leve, de coração generoso, mas uma líder por excelência. Mãe nota 10, porém para ela, os filhos dos outros tinham tanto valor quanto os próprios. Ela tinha amor no olhar pelas pessoas e em especial pelas crianças.

Sua frase favorita era: eu gosto de gente!

O espírito de liderança, a alegria contagiante e a generosidade para com os demais são características sempre lembradas pelos que com ela conviveram.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 19 de Fevereiro de 2024.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMARCIO DA MOTTA CORREA:88153606034
19/02/2024 11:42:37
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por MARCIO DA MOTTA CORREA em 19/02/2024 ás 11:39:40.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c459f1d0979f03ad64ea92a59abff02c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 196248.