Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 018/2024 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Carla Vargas UB 23/04/2024

O Presente Projeto de Lei tem por finalidade dar denominação de forma definitiva a atual  Rua 17 de Dezembro, Bairro Jardim dos Lagos Dois de Rua Andreia Barbosa Costa.

JUSTIFICATIVA:

 Andreia Barbosa Costa era natural da cidade de Tapes (RS), morou na sua cidade Natal até os seus 7 anos de idade com seus pais Valmir, Célia e sua irmã Adriane. Quando então decidiram se mudar para a cidade de Guaíba (RS), no bairro Alvorada, onde então morou durante sua vida toda, durante sua adolescência Andreia estudou o ensino fundamental na escola Augusto Meyer e na escola Moura e Cunha em Guaíba. Aos 20 anos Andreia teve um filho chamado Vinicius em 1994 do seu primeiro casamento, ela trabalhava como operadora de caixa no supermercado nacional em Guaíba, quando Vinicius tinha 2 anos Andreia se separou do seu primeiro casamento e foi morar com uma amiga, e então revezava seu tempo entre o trabalho e a criação do filho. Em 1996 conheceu Marcelo, pois o mesmo tem um irmão que na época possuía um relacionamento com a amiga que dividia a casa com Andreia e puderam se conhecer por meio dos dois. Pouco tempo depois Andreia e Marcelo iniciaram um relacionamento e Marcelo participou da criação de Vinicius como seu filho, em 2004 quando Andreia tinha 30 anos, os dois tiveram uma filha chamada Marcela, que atualmente tem 19 anos. Os dois moravam nos fundos da casa da mãe de Marcelo e em 2007 compraram a casa própria no bairro Jardim dos lagos em Guaíba, onde viveram juntos durante os seus 25 anos de casados. Andreia havia parado de trabalhar logo em seguida em que casou com Marcelo, ficava responsável em cuidar da casa e dos filhos, e Marcelo era responsável pelo trabalho fora de casa. No seu último ano de vida (2021) Andreia decidiu que voltaria a trabalhar para auxiliar Marcelo com as despesas da casa e para se sentir mais ocupada durante seu dia, pois os filhos já estavam criados, já trabalhavam e não dependiam mais dos cuidados da mesma. Foi então que pela ajuda de alguns conhecidos Andreia conseguiu o emprego como babá a domicílio, onde trabalhou seus últimos meses de vida, a 1 rua de distância de sua residência. No dia do seu atropelamento Andreia estava soltando do seu serviço, havia informado sua filha e seu esposo que estava chegando em casa para jantar com a família, como faziam todos os dias após o fim de expediente da vítima. Andreia faleceu dia 29 de setembro de 2021 vítima do atropelamento que ocorreu no bairro jardim dos lagos em Guaíba no dia 28 de setembro de 2021, a vítima tinha 47 anos de idade. Andreia sempre foi uma mãe e esposa excelente, dedicada e cuidadosa, com toda certeza foi uma perda muito grande para todos que de certa forma conheciam a vítima, a mesma que sempre foi muito simpática e cativante com todos aqueles a sua volta, adorava estar sempre na companhia de sua família e amigos. Familiares e amigos seguem na luta clamando por justiça, o que sabemos que não irá trazer a vítima de volta, mas irá amenizar um pouco a dor de cada um que amava Andreia.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 14 de Fevereiro de 2024.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilCARLA JOSIANE VARGAS REBELLO:68256841087
14/02/2024 16:07:01
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por LILIAN JOBIM SCHWALBE em 14/02/2024 ás 16:05:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 969be4746985fbcf5cfdb5f6447b3ee0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 196024.