Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 348/2015 ESPÉCIE: Indicação

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Xandão PDT 23/06/2015

O Vereador que esta subscreve, solicita à mesa diretora que após os trâmites legais, envie correspondência ao Executivo Municipal com indicação do Projeto de Lei que Institui, no âmbito municipal o Carnaval Fora de Época de Guaíba, e dá outras providências.

Justificativa

O Carnaval é a maior festa popular do País. Comemorado em Portugal desde o século XV, a festividade foi trazida pelos portugueses para a então colônia do Brasil e hoje é considerada uma das maiores manifestações culturais do planeta. Na questão dos carnavais fora de época, este por sua vez acabou abrindo um calendário “extraoficial”, atraindo turistas de toda a parte do país que procuram estes festivos buscando estender o período carnavalesco.

Os carnavais fora de época passaram a ter repercussão nacional, ganhando espaço cada vez maior na mídia nacional, inclusive atraindo diversas personalidades e celebridades da cultura brasileira, promovendo cidades que até então não pertenciam ao eixo tradicionalmente conhecido do carnaval nacional. Exemplo disso é o Carnaval Internacional de Uruguaiana, que desde 2005 passou a figurar entre os maiores e melhores carnavais do país justamente por ser realizado fora de época.

Neste sentido, valendo-se de todo o apelo que a cidade possui no sentido de sua localização da Costa Doce, contando com belezas da Orla do Guaíba, além do momento do “redescobrimento turístico” da cidade, devido à travessia do Catamarã, o carnaval de Guaíba tem ao longo dos anos, atraído cada vez mais turistas oriundos de cidades vizinhas, inclusive de Porto Alegre. Pois no período tradicional das festividades é comum que as pessoas aproveitem o feriado para viagens de lazer ou até mesmo para frequentar os grandes desfiles das capitais, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. A inclusão do carnaval fora de época no calendário oficial de festividades da cidade, torna-se uma importante iniciativa para fomentar esse evento de cunho cultural em nossa cidade.

O Carnaval em Guaíba também traz um importante incremento nas receitas municipais, pois a estrutura do evento oportuniza e desenvolve diversos segmentos do comércio e do setor de serviços. Além disso, existe uma grande movimentação no comércio local, impulsionada pela confecção de carros alegóricos, fantasias e adereços, que compõem o desfile.

Por fim, entendemos que a criação de data oficial para Carnaval fora de época de Guaíba, permitirá que o município acesse com mais facilidade, mecanismos de incentivo cultural dos governos Estadual e Federal.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JORGE VINICIUS KRASKIN PAVLAK em 18/06/2015 ás 16:57:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a84c8637c92c323901212c974d4401db.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 19323.