Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 180/2023 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 12/12/2023

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de "Instituir o Dia da Cavalgada José Cláudio Machado no município de Guaíba, a ser celebrado, anualmente, no dia 17 de novembro".

Este projeto tem por objetivo homenagear nosso eterno e saudoso “Rei Cantador” José Claudio Machado, um músico que muito nos deu orgulho e que merece ser lembrado.

Em 17 de novembro de 1948, nasceu na cidade de Tapes, José Claudio Leite Machado, por ser uma data que ele gostava muito, o seu aniversário, é que essa foi escolhida para instituir no município a “Cavalgada José Claudio Machado”, pois o próprio Zé Claudio, como carinhosamente o chamávamos, comentava em fazer sempre nesta data uma cavalgada.

José Claudio era tido como um mito da música nativa. Sua voz grave e os acompanhamentos bem como as letras, eram basicamente voltadas às culturas interioranas do Rio Grande do Sul. Natural de Tapes, às margens da Lagoa dos Patos, José era um eterno apaixonado pela lida campeira e os costumes do homem do campo. Seu grande e primeiro sucesso foi Pedro Guará, sendo letra e música de sua autoria. Foi o interprete da milonga Entrando no M'Bororé no festival Coxilha de Cruz Alta, música de autoria de Elton Saldanha e João Sampaio.

Entre seus grandes sucessos estão: - Pêlos Letra e música de sua autoria, - Defumando Ausências letra de Telmo de Lima Freitas - Lástima, - Batendo Casco e o seu grande sucesso Milonga Abaixo de Mau Tempo, que ele considerou um hino, letra de Mauro Moraes. José foi ganhador de Vários festivais, sendo considerado em quase todos como melhor intérprete.

Hoje Guaíba é conhecida como a cidade Berço da Revolução Farroupilha, através do Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2014, de autoria do Vereador Manoel Eletricista, Lei nº 3.156/2014 que “denomina o Largo José Claudio Machado”, local igualmente escolhido em novembro de 2022 para inaugurar a Estátua José Claudio Machado através de uma grande cavalgada. É o que se quer anualmente em homenagem a este grande ícone do nosso Rio Grande do sul.

A Associação José Claudio Machado é incansável em manter aceso um legado e através das cavalgada leva a bandeira do artista, músico, intérprete e amigo aos locais em que ele fez história numa reverência de amor ao gauchismo, lidas, músicas e ao cavalo, ao qual temos eternizados através de suas canções.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 04 de Dezembro de 2023.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
05/12/2023 16:13:54
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 04/12/2023 ás 14:08:00.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f88696dedaa6e94b19fa6d93b419453a.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 191815.